Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Antevisão da semana: Bancos centrais, Irão, FMI e "ratings" marcam a agenda

A semana continuará a ser marcada pelos desenvolvimentos na Grécia. Mas os investidores vão estar também atentos à política monetária dos bancos centrais, às previsões económicas do FMI, ao acordo nuclear com o Irão e aos "ratings".

Negócios 06 de Julho de 2015 às 09:42
  • Partilhar artigo
  • ...
 Segunda, 6      

Economia
Investidores menos confiantes

Logo no início da semana é publicado o índice Sentix para a Zona Euro, de Julho. Os investidores deverão estar menos confiantes na economia, depois dos acontecimentos recentes na Grécia, de acordo com as previsões dos analistas consultados pela Bloomberg. O índice deverá ter caído de 17,1 pontos para 16 pontos, antecipam os analistas.


 Terça, 7           

Matérias-Primas
Irão negoceia acordo nuclear

Termina esta terça-feira o novo prazo estabelecido para concretizar um acordo nuclear com o Irão. Continuam as conversações com os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França e China, após ter sido estendido o prazo inicial, que terminava dia 30 de Junho. O acordo prevê o aliviar das sanções económicas, permitindo ao Irão aumentar a exportação de petróleo. O governo anunciou que prevê um aumento da produção da matéria-prima em um milhão de barris diários, o que iria aumentar a oferta excedentária. Na sexta-feira, a Agência Internacional de Energia publica o seu relatório mensal, com dados e estimativas sobre produtos petrolíferos.


 Quarta, 8         

Política Monetária
Analistas atentos às minutas da FED

A Reserva Federal dos EUA publica as minutas da reunião de 16 e 17 de Junho. No final da reunião do Comité Federal do Mercado Aberto, Janet Yellen, a líder da instituição, sinalizou uma subida dos juros ainda este ano. Mas indicou que a subida seria mais gradual em 2016. Os investidores e analistas estarão atentos ao conteúdo das minutas para desvendarem mais informações sobre a alteração da taxa. Na quinta-feira, as atenções voltam-se para o Banco Central de Inglaterra, que irá anunciar a sua decisão sobre a taxa de juro directora.


 Quinta, 9         

Economia
FMI actualiza Previsões económicas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publica esta quinta-feira uma actualização do seu relatório semestral, com previsões para a economia mundial. Em Abril, o World Economic Outlook antecipava uma previsão de crescimento moderado e desigual. O FMI previa um crescimento mundial de 3,5% em 2015, devido a uma aceleração nas economias avançadas, de 1,8% para 2,4%, entre 2014 e 2015. Por outro lado, a actividade nas nações emergentes iria arrefecer de 4,6% para 4,3% no mesmo período. Na sexta-feira, a Comissão Europeia actualiza também os principais indicadores económicos para a Zona Euro.


 Sexta, 10         

Dívida
Agências revêem "Ratings"

Estão agendadas para esta sexta-feira várias revisões de "rating" na Europa. A agência de notação financeira Moody's tem agendada a revisão do "rating" da União Europeia. Já a Alemanha poderá ver o seu "rating" alterado por duas agências: a Fitch e a Standard and Poor's. Isto depois de estas agências terem cortado a notação de vários bancos alemães, entre os quais o Deutsche e Bank e o Commerzbank. A DBRS poderá rever a notação financeira do Reino Unido. O referendo sobre a saída da União Europeia é uma ameaça ao "rating" do país. 
Ver comentários
Outras Notícias