Investidor Privado Antevisão da semana: Grécia em foco na semana da reunião do BCE

Antevisão da semana: Grécia em foco na semana da reunião do BCE

A Grécia volta ao centro das atenções, com a Zona Euro a discutir o resgate. Isto numa semana em que o BCE irá rever os estímulos à economia. Na mira dos investidores estarão ainda os resultados nos EUA.
Antevisão da semana: Grécia em foco na semana da reunião do BCE
Reuters
André Tanque Jesus 17 de abril de 2016 às 19:50
Segunda-feira, 18 de Abril

Bolsa
Morgan Stanley arranca a semana no centro das atenções

O Morgan Stanley irá divulgar na segunda-feira os resultados do primeiro trimestre. Razão pela qual estará sob o olhar atento dos investidores, numa altura em que os bancos dos EUA registam quedas acentuadas dos lucros e apresentam acentuados cortes de custos. Na terça-feira, será a vez de o Goldman Sachs publicar os dados do trimestre, ao passo que na quinta-feira será o Bank of New York Mellon. Mas esta será também a semana de empresas como a Alphabet, a Yahoo, a Microsoft e a General Motors.

 
Terça-feira, 19 de Abril

Dados Económicos
INE publica Síntese Económica de Conjuntura

O Instituto Nacional de Estatística divulga na terça-feira a Síntese Económica de Conjuntura. Relativo a Março, este documento apresenta a evolução de vários indicadores para a economia nacional. Isto depois de, na segunda-feira, apresentar a evolução do índice de preços na produção.


Quarta-feira, 20 de Abril

Dívida
Tesouro procura até 1.000 milhões com dívida de curto prazo

O IGCP irá realizar um duplo leilão de bilhetes do Tesouro. Em causa estão títulos a três e 11 meses, com os quais o instituto liderado por Cristina Casalinho quer angariar entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. Esta será a quarta dupla operação de dívida de curto prazo que o Tesouro faz este ano.

Política Monetária
Banco de Portugal abre as portas ao Museu do Dinheiro
O Banco de Portugal irá inaugurar na quarta-feira o Museu do Dinheiro. Situado na Antiga Igreja de São Julião, este espaço procura contar a história do dinheiro, tanto em Portugal como no mundo. Poderá também conhecer a Muralha de D. Dinis, que tem 700 anos. A entrada é gratuita.


Quinta-feira, 21 de Abril

Matérias-primas
OPEP representada na cimeira internacional do petróleo

Paris irá acolher a 17.ª Cimeira Internacional do Petróleo. Um encontro que contará com as presenças dos presidentes executivos da Total e da Saudi Arabian Oil Company, mas também com o secretário-geral da OPEP, Abdalla el-Badri. Isto depois de os responsáveis da organização terem estado reunidos no domingo, em Doha, no Qatar.

Política Monetária
BCE volta a analisar armas de estímulo à economia

O Conselho do Banco Central Europeu volta a reunir-se na quinta-feira, com o objectivo de reavaliar a política monetária na Zona Euro. Um encontro do qual não são esperadas novidades, depois do grande pacote de estímulos que a instituição monetária apresentou em Março. Nesse encontro, decidiu aumentar as compras de activos em 20 mil milhões de euros por mês e cortar a taxa de depósitos para -0,4%.


Sexta-feira, 22 de Abril

Política
Zona Euro reunida para reavaliar resgate da Grécia

Os ministros das Finanças da Zona Euro estarão reunidos na sexta-feira, num encontro informal de dois dias em Amesterdão, na Holanda. O objectivo dos responsáveis é analisar o resgate financeiro que está a ser implementado na Grécia, numa altura em que os credores reclamam mais medidas a Atenas. Uma das acusações é que o Governo de Alexis Tsipras tem resistido às reformas estruturais, o que já levou também o FMI a reagir.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI