Investidor Privado Antevisão da semana: Mercados em tensão à espera do referendo britânico

Antevisão da semana: Mercados em tensão à espera do referendo britânico

O referendo que vai determinar o futuro do Reino Unido na União Europeia será o evento mais importante da semana. Mas também haverá tempo para os discursos de Janet Yellen e Mario Draghi, e indicadores económicos.
Antevisão da semana: Mercados em tensão à espera do referendo britânico
Reuters
Raquel Godinho 19 de junho de 2016 às 20:00

Segunda 20
POLÍTICA MONETÁRIA
DRAGHI DISCURSA NO PARLAMENTO EUROPEU
A semana promete ser agitada, com os mercados a negociarem ao ritmo do fluxo de notícias em torno do referendo do Reino Unido. Logo no arranque da semana, os investidores vão estar atentos ao discurso de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), no Parlamento Europeu. Em destaque poderão estar os alertas sobre as consequências que o Brexit teria nos mercados e na economia, bem como novas pistas sobre a política monetária. 

Terça 21
POLÍTICA MONETÁRIA
JANET YELLEN FALA NO SENADO DOS EUA
Um dia depois do responsável máximo do BCE, as atenções dos mercados voltam-se para a presidente da Reserva Federal. Janet Yellen tem agendado um discurso sobre política monetária no Senado dos Estados Unidos. Na semana passada, o banco central norte-americano adiou a subida da taxa de juro, contrariando as indicações que tinha dado anteriormente. Entre as justificações para esta decisão estiveram os receios em torno do Brexit.

Quarta 22
ECONOMIA
MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS
O mercado imobiliário norte-americano esteve no centro da crise financeira de 2007. E os indicadores relativos a este sector continuam a ser seguidos com grande atenção. Esta quarta-feira, serão conhecidos os dados relativos às vendas de casas usadas, em Maio. As estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg apontam para uma subida de 1,8% face ao mês anterior. No mesmo dia, será ainda divulgado o índice de preços da habitação, em Abril. Um dia depois, serão revelados os dados sobre as compras de casas novas, em Maio, que terão recuado 8,7%.


BOLSA
TEIXEIRA DUARTE PAGA DIVIDENDO
Na bolsa nacional, a semana ficará marcada pelo pagamento do dividendo da Teixeira Duarte, uma das últimas empresas a remunerar os seus accionistas. As acções começam a negociar sem direito ao dividendo a 22 de Junho. A remuneração de 0,004 euros será paga a partir de 24 de Junho, sexta-feira.


Quinta 23
POLÍTICA
BRITÂNICOS VOTAM PERMANÊNCIA NA UNIÃO EUROPEIA
Na quinta-feira, os britânicos vão às urnas para decidir o futuro do país na União Europeia. Nas últimas semanas, acentuaram-se as sondagens que apontam para uma vitória da saída da União Europeia. Números que preocuparam os investidores e provocaram quedas expressivas nos mercados. A semana passada ficou ainda marcada pelo assassinato de uma deputada britânica a favor da permanência na União Europeia. As urnas encerram às 22 horas locais, pelo que os resultados finais do referendo apenas serão conhecidos na sexta-feira de manhã.

Sexta 24
ECONOMIA
CONFIANÇA NA MAIOR ECONOMIA DA EUROPA
Na última sessão da semana será conhecido o índice Ifo, que mede a confiança dos empresários germânicos, referente ao mês de Junho. As estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg apontam para uma queda para 107,4 pontos face aos 107,7 pontos registados no mês anterior. Antes, na terça-feira, será conhecido o índice ZEW, que mede a confiança dos investidores germânicos, em Junho. Prevê-se uma melhora para 54 pontos face aos anteriores 53,1 pontos. n 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI