Investidor Privado A semana que aí vem: Política monetária e "rating" da S&P vão marcar

A semana que aí vem: Política monetária e "rating" da S&P vão marcar

Os bancos centrais dos EUA, Reino Unido e Japão irão reunir-se. A política monetária será, por isso, um dos destaques, numa semana em que a Standard & Poor's poderá rever o "rating" de Portugal.
A semana que aí vem: Política monetária e "rating" da S&P vão marcar
Bloomberg
André Tanque Jesus 13 de março de 2016 às 20:00

Segunda-feira, 14 de Março

MATÉRIAS-PRIMAS
OPEP divulga relatório mensal do mercado petrolífero
A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) vai divulgar o seu relatório mensal sobre o mercado petrolífero. Aí será analisada a evolução da oferta e da procura pela matéria-prima a nível mundial. Isto depois de, na semana passada, a Agência Internacional de Energia ter defendido que os preços do petróleo não deverão renovar mínimos.

Terça-feira, 15 de Março


POLÍTICA MONETÁRIA
Banco do Japão volta a reunir-se após corte na taxa de juro

O Banco do Japão estará reunido nos dois primeiros dias da semana. Os responsáveis da instituição avaliarão a evolução da economia, bem como as medidas monetárias actualmente em prática. Isto depois de, na última reunião, o Banco do Japão ter colocado a taxa em -0,10%, estreando-se, assim, em negativo.


POLÍTICA
Democratas e Republicanos lutam por cinco Estados
Os candidatos democratas e republicanos nas primárias das presidências norte-americanas enfrentam mais uma etapa. Em jogo estarão os delegados dos estados da Flórida, Illinois, Missouri, Ohio e Carolina do Norte. Actualmente, Hillary Clinton lidera no partido democrata com 760 delegados, ao passo que Donald Trump vai à frente na corrida republicana com 458 delegados.

DADOS ECONÓMICOS
Inflação nos EUA terá afundado
O Departamento do Trabalho dos EUA irá divulgar a evolução do índice de preços do consumidor em Fevereiro. As estimativas recolhidas pela Bloomberg apontam para que a inflação homóloga tenha recuado de 1,4% para 0,9%.

Quarta-feira, 16 de Março

POLÍTICA MONETÁRIA
Inflação debaixo de olho da fed
A Reserva Federal dos EUA conclui a sua segunda reunião de política monetária em 2016. Um encontro no qual avaliará a evolução da inflação, mas também a instabilidade financeira registada em Fevereiro. Os investidores não antecipam uma revisão da taxa, actualmente entre 0,25% e 0,5%.

DÍVIDA
IGCP faz leilão de dívida de curto prazo

Depois do primeiro leilão de obrigações do Tesouro de 2016, o IGCP volta ao mercado com um leilão duplo de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. Nesta operação, o montante a obter foi revisto em alta para 1.500 milhões de euros .




Quinta-feira 17 de Março

POLÍTICA MONETÁRIA
Banco de Inglaterra avalia política monetária
O Banco de Inglaterra estará reunido esta quinta-feira. O objectivo é reavaliar a política monetária da instituição, mas os investidores não acreditam que os responsáveis do banco central liderado por Mark Carney aprovem a primeira subida dos juros desde a crise.

Sexta-feira, 18 de Março

DÍVIDA
S&P pode rever "rating" de Portugal

A Standard & Poor’s tem agendada para sexta-feira uma possível revisão à notação financeira para Portugal. Actualmente em "BB+" e com uma perspectiva "neutral", não há a expectativa de que a avaliação venha a ser revista em alta. Apesar de esta ser apenas uma data indicativa, a S&P deverá pronunciar-se, uma vez que já tem em cima da mesa o Orçamento do Estado. Esta avaliação acontecerá duas semanas depois de a Fitch ter mantido Portugal também no último nível de "lixo", mas revisto em baixa a perspectiva de "positiva" para "neutral".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI