Investidor Privado A semana que aí vem: BCE, resultados e China dominam a semana

A semana que aí vem: BCE, resultados e China dominam a semana

Após os estímulos anunciados em Dezembro, o BCE conclui mais uma reunião na quinta-feira. Uma semana na qual será conhecido o PIB da China, bem como uma série de resultados de empresas dos EUA.
A semana que aí vem: BCE, resultados e China dominam a semana
Bloomberg
André Tanque Jesus 17 de janeiro de 2016 às 20:00

Segunda-feira, dia 18

Bolsas: Mercados fecham nos EUA em honra a Martin Luther King

Os mercados norte-americanos estarão encerrados esta segunda-feira. Em causa está um feriado nacional, desta feita em honra de Martin Luther King Jr. É que foi a 15 de Janeiro que o conhecido activista norte-americano nasceu, em 1929.

Terça-feira, dia 19

Dados Económicos: PIB da China centrará todas as atenções

A China divulga os dados relativos à evolução do PIB no quarto trimestre de 2015. Um indicador relevante, numa altura em que os investidores de todo o mundo têm revelado sinais de preocupação face a uma possível desaceleração da segunda maior economia do mundo. Este factor já levou as acções chinesas a registarem fortes desvalorizações nas primeiras semanas do ano.

Bolsas: Resultados da banca marcam sessão nos EUA

Os mercados norte-americanos já estão em "velocidade de cruzeiro" na apresentação de resultados do último trimestre. Na terça-feira será a vez do Morgan Stanley e do Bank of America, dois dos mais importantes bancos dos EUA. Além destes, outras cotadas divulgarão as contas, entre as quais a IBM, a Netflix e a Unilever. Já na quarta-feira será a vez do banco Goldman Sachs.

Quarta-feira, dia 20

Política: Fórum Económico arranca em Davos
O Fórum Económico Mundial arranca na quarta-feira. Um encontro anual, que decorrerá até 23 de Janeiro, no qual participam nomes de relevo no panorama político e empresarial de todo o mundo. Entre estes estão David Cameron, Mario Draghi, Christine Lagarde, Mary Barra, presidente da General Motors, e Tidjane Thiam, presidente executivo do Credit Suisse.

Financiamento: IGCP faz leilão de curto prazo

Após a emissão sindicada de obrigações, o Tesouro vai fazer um duplo leilão de dívida de curto prazo. Vai emitir bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses, uma operação que estava já prevista mas que terá um montante superior. O "montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões" fica acima dos 1.000 a 1.250 milhões indicados.

Quinta-feira, dia 21

Dados Económicos: Boletim estatístico do Banco de Portugal

O Banco de Portugal irá divulgar na quinta-feira o Boletim Estatístico de Janeiro. Um documento no qual estarão, por exemplo, os dados da evolução da concessão de crédito e do malparado em Portugal, durante o mês de Novembro.


Política Monetária: 
BCE reunido sem estímulos na agenda

O comité do BCE conclui na quinta-feira mais uma reunião de política monetária. Um encontro após o qual Mario Draghi dará uma conferência de imprensa, sendo que não deverá anunciar um novo conjunto de estímulos à economia da Zona Euro. Apesar de alguns especialistas apontarem que a instituição liderada por Mario Draghi deverá vir a fazê-lo no futuro, salientam que não será agora, uma vez que o BCE anunciou novas medidas na última reunião.

Sexta-feira, dia 22

Dados Económicos: INE publica taxas na habitação

O INE divulga a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação. Estes dados serão relativos a Dezembro, numa altura em que as taxas já recuam há 16 meses consecutivos. No mesmo documento, o INE incluirá outros indicadores para o crédito à habitação, nomeadamente a prestação média vencida e o montante de capital em dívida.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI