A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI dá "pontapé de saída" na época de apresentação de resultados

A época de resultados do primeiro trimestre arrancou na semana passada nos Estados Unidos, com o sector financeiro em especial destaque. No final desta semana, o BPI será a primeira empresa cotada no PSI-20 a reportar as suas contas. Nas bolsas...

BPI dá "pontapé de saída" na época de apresentação de resultados
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 19 de Abril de 2010 às 10:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Fernando Ulrich |
BPI é o primeiro a apresentar resultados na bolsa de Lisboa.

O banco liderado por Fernando Ulrich será a primeira cotada do índice de referência nacional a divulgar os seus números do primeiro trimestre

A época de resultados do primeiro trimestre arrancou na semana passada nos Estados Unidos, com o sector financeiro em especial destaque. No final desta semana, o BPI será a primeira empresa cotada no PSI-20 a reportar as suas contas. Nas bolsas internacionais várias serão as empresas a centrar as atenções dos investidores, numa semana em que os dados económicos vão continuar a condicionar o sentimento.

Depois de JPMorgan e Bank of America terem anunciado as suas contas do primeiro trimestre na semana passada, outros bancos norte-
-americanos terão a palavra nas próximas sessões.

Outras companhias dos Estados Unidos têm marcada para esta semana a divulgação dos seus resultados.
Na semana passada, a norte-americana deu por iniciada a divulgação de contas dos primeiros três meses do ano. Um papel que, na praça de Lisboa, cabe esta semana ao banco liderado por Fernando Ulrich. As estimativas dos analistas consultados pela agência Bloomberg apontam para um resultado líquido de 40,1 milhões de euros. Um resultado que representa uma descida de 20% face aos lucros obtidos no primeiro trimestre de 2009. Na próxima semana, outras empresas nacionais darão continuidade à publicação de resultados.

Do outro lado do Atlântico, os gigantes financeiros estarão novamente em destaque. Depois de JPMorgan e Bank of America, esta semana será a vez do Citigroup, Goldman Sachs, Wells Fargo e Morgan Stanley. Na Europa, o Crédit Suisse é o grande banco que tem agendada a publicação dos seus números.

Mas, outros sectores vão estar em destaque, nomeadamente o tecnológico, com algumas das companhias mais populares entre os investidores a divulgarem os seus resultados. São elas a Yahoo!, a Apple, a eBay, a Amazon e a Microsoft.

Para além das contas das empresas, também a frente macroeconómica vai continuar a pesar no comportamento dos mercados accionistas. Já hoje, nos Estados Unidos, serão anunciados os indicadores económicos avançados, relativos ao mês de Março. Depois do índice de preços de importação e do índice de preços no consumidor nos últimos dias, esta semana será conhecido o índice de preços no produtor, em Março. Mais um dado que dará indicações sobre a evolução da inflação na maior economia do mundo.

Nos Estados Unidos, também o mercado imobiliário estará sob o foco dos investidores, numa semana em que se aguarda a publicação da venda de casas usadas e de casas novas, e do índice de preços de casas. Deste lado do Atlântico, o Eurostat divulga a confiança dos consumidores e as novas encomendas à indústria.

Outro dos eventos que sobressai na agenda dos investidores é o discurso de Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt. Numa altura em que a situação orçamental da Grécia, assim como a possibilidade de contágio a outros países da região, continuam a dominar os receios dos investidores, os mercados aguardam com expectativa as palavras deste responsável.


Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias