A carregar o vídeo ...
Em direto Negócios Iniciativas

Glocal Matosinhos | Pensar Global Agir Local

Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho Europeu e leilão do BCE concentram atenções esta semana

Reunião dos chefes de governo começa na quinta-feira, um dia depois de o BCE concluir a segunda operação de refinanciamento de longo prazo

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2012 às 11:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Mario Draghi | Presidente do BCE diz que "não deve haver estigma" associado à participação dos bancos nas operações de refinanciamento.


O Conselho Europeu de quinta e sexta-feira em Bruxelas vai concentrar as atenções dos investidores internacionais esta semana, a par da segunda operação de refinanciamento de longo prazo do Banco Central Europeu. Em Lisboa, destacam-se os resultados anuais de algumas empresas do PSI-20, como a Cimpor, a EDP Renováveis e a Zon Multimédia.

Os chefes de governo da União Europeia reúnem-se na quinta-feira para mais um Conselho Europeu. O segundo pacote de assistência financeira para a Grécia será um dos pontos de destaque da ordem de trabalhos, depois de no início desta semana vários Parlamentos votarem o acordo obtido na última segunda-feira. O acordo vai hoje ao Parlamento alemão e amanhã ao Parlamento finlandês.

O Conselho Europeu, que se prolonga até sexta-feira, é antecedido por uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro em que será analisado o compromisso da Grécia com as metas de controlo orçamental contempladas no segundo pacote de ajuda.

Além do "tema quente" que é a situação na Grécia, os responsáveis devem também discutir o formato do Mecanismo Europeu de Estabilidade (que entra em vigor no Verão) e assinar a proposta definitiva para o "tratado intergovernamental" de controlo orçamental dos Estados signatários.

Na Zona Euro, será também acompanhada de perto a segunda operação de refinanciamento a três anos promovida pelo Banco Central Europeu. A data da conclusão da operação é a próxima quarta-feira, mas poderão sair algumas indicações sobre a participação dos bancos europeus na operação a partir da tarde de terça-feira.

Os analistas consultados pela Bloomberg prevêem, em média, que a o BCE distribua pelos bancos da Zona Euro algo como 470 mil milhões de euros em liquidez de longo prazo e a baixos juros. A estimativa média sugere, portanto, que a participação seja semelhante à registada na primeira operação com esta maturidade (a 21 de Dezembro).

A semana conta ainda com a divulgação de alguns indicadores económicos relevantes. Na Zona Euro o destaque vai para a primeira estimativa sobre a evolução do índice de preços do consumidor em Fevereiro, a divulgar na quinta-feira, e nos EUA o índice de actividade industrial do ISM (Institute for Supply Management) e os dados sobre o consumo privado são alguns dos destaques. Ambos os indicadores são publicados também na quinta-feira.

Em Lisboa, volta a haver motivos de interesse no calendário empresarial, com os resultados anuais de empresas como Cimpor (amanhã), EDP Renováveis (quarta-feira) e Zon Multimédia (quinta-feira). Destaque também para a assembleia geral de accionistas do BCP, que acontece amanhã.
Ver comentários
Outras Notícias