Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mario Draghi e o BCE vão passar das palavras aos actos?

Todas as atenções estarão viradas para Mario Draghi e para as decisões que o BCE deve anunciar esta quinta-feira para tentar estimular a inflação e a concessão de crédito. Nos EUA, os dados mensais do emprego estarão em foco.

Negócios 02 de Junho de 2014 às 12:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Segunda 2

 

Índices PMI
Actividade industrial na Zona Euro


A consultora Markit publica o índice de gestores de compras (PMI) para o sector industrial da Zona Euro. Os economistas acreditam que será confirmada a estimativa rápida de 52,5 pontos, o que se mantém em território que sinaliza uma expansão da actividade (acima de 50 pontos), mas mostra uma desaceleração face aos 53,4 pontos do mês anterior.

 


Comissão Europeia
Recomendações específicas aos países


A Comissão Europeia divulga as recomendações específicas a países no âmbito do "mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos". Portugal não é um dos 16 países cuja situação macroeconómica está a ser analisada desde Novembro pelo facto de ter estado sob assistência financeira. Todas as atenções estarão viradas para a Alemanha, que foi alvo de "análise aprofundada" por entre críticas de que o governo cultiva um excedente comercial excessivo.

 


Terça 3


Zona Euro
Taxa de desemprego e Inflação em Maio


O Eurostat dá conta da taxa de desemprego na Zona Euro, que os economistas antecipam que terá permanecido inalterada em 11,8%. Também às 10h, o Eurostat publica a estimativa rápida para o índice de preços no consumidor. O consenso entre os economistas aponta para que a taxa de inflação anual se tenha mantido nos 0,7% em Maio, mas há estimativas que apontam tanto para uma descida para 0,6% como para uma ligeira recuperação, para os 0,7%.

 


Quarta 4


Eurostat
PIB na Zona Euro no primeiro trimestre


O Eurostat divulga a segunda estimativa sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. O relatório deverá confirmar que o PIB na Zona Euro aumentou 0,9% na comparação anual, uma aceleração face à melhoria homóloga de 0,5% no quarto trimestre.

 


EUA
Livro Bege da Reserva Federal dos EUA


Os presidentes das 13 divisões da Fed entregam os seus relatórios acerca do estado da economia da respectiva jurisdição. O Livro Bege será escrutinado à procura de pistas acerca de quando a Fed subirá a taxa de juro pela primeira vez desde a crise financeira.

 


Quinta 5


Reunião do BCE
O que vai anunciar Mario Draghi?


A reunião de Junho do Conselho de Governadores do BCE tem uma "importância extrema", dizem os analistas do RBC Capital Markets. Em Maio, Draghi disse que o BCE estava "confortável" com a possibilidade de tomar novas medidas em Junho, mês em que o "staff" de economistas do BCE actualiza as suas projecções macroeconómicas. Para tentar estimular a inflação e a concessão de crédito, Mario Draghi deverá descer a taxa de juro para 0,1% ou 0,15% mas poderá acompanhar essa decisão de um corte da taxa com que remunera os depósitos para "terreno" negativo e também medidas de estímulo "localizado" ao crédito, como indicou Draghi em Sintra.

 


Sexta 6


Aumento de capital
Novas acções do Banif chegam à bolsa


Depois da sessão especial de bolsa desta segunda-feira, as 13,8 mil milhões novas acções do aumento de capital do Banif são admitidas à negociação na NYSE Euronext Lisboa na sexta-feira. A liquidação financeira da operação é esta quarta-feira.

 


Emprego nos EUA
Taxa de desemprego deve ficar nos 6,9%


O Departamento do Trabalho deverá indicar que a taxa de desemprego nos EUA se manteve nos 6,9%. Os bancos de investimento calculam, em média, que tenham sido criados mais 200 mil novos postos de trabalho não agrícolas no mês de Maio.

 

Ver comentários
Outras Notícias