Notícia
Meu querido mês de Agosto
As matrículas francesas, belgas, luxemburguesas circulam pelas estradas. Agosto, é o mês de os emigrantes matarem saudades de casa. Quanto ao dinheiro que trazem no bolso, veja se compensa deixá-lo por cá.
Ana Pimentel
19 de Agosto de 2011 às 08:48

São várias as campanhas bancárias de Verão destinadas a quem vive lá fora. Mas valerão a pena? O Negócios pesquisou nos sítios de dez dos maiores bancos a operar em Portugal, que soluções específicas disponibilizam para quem reside no estrangeiro.
Se optar por domiciliar o seu ordenado, olhe para a Taxa Anual Efectiva Global (TAEG). Na Conta B Portugal, do Barclays, pode pagar uma TAEG de 32,4% para um crédito ordenado de 1500 euros, por exemplo. Mesmo que não opte por ter facilidades a descoberto, tenha cuidado com a entrada em saldo negativo.
Regra geral, os bancos cobram taxas elevadas por deixar a sua conta abaixo do zero. No BES e no Millennium bcp, chega mesmo a pagar 27% sobre o montante em dívida. As contas do Santander Totta, Crédito Agrícola e Barclays (Conta B Portugal em Moeda Estrangeira) não possibilitam que domicilie o seu ordenado na instituição, mas se entrar em saldo negativo paga 26,75% em juros no Santander, 23% no Crédito Agrícola, 22,5% na Conta Caixa Caderneta Emigrante sem Caixa Ordenado e 4% no Barclays.
Fazer render o seu dinheiro
No que toca à poupança, as soluções são bem mais alargadas, o que não quer dizer que sejam todas competitivas. Regra geral, precisa de grandes quantias de dinheiro para que valha a pena investir. No BPI, tem vários Depósitos Especiais, quase todos constituíveis com 250 euros. O que apresenta a melhor TANL (taxa anual nominal líquida) é o DP Especial 8 Anos, que remunera a 3,13%. Os depósitos em dólares norte-americanos são os que oferecem remunerações mais baixas.
No Banif, há duas soluções para quem reside no estrangeiro. O Depósito a Prazo 90x4 só é constituível a partir de dez mil euros, dólares norte-americanos, canadianos ou libras esterlinas.
É taxado consoante o saldo: de dez mil a 100 mil unidades monetárias, até 250 mil ou mais. Neste caso, a moeda que oferece a melhor taxa é a europeia, que, para saldos superiores a 250 mil euros, tem uma Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) de 3,43%. Em alternativa, a divisa inglesa oferece taxas que podem chegar aos 3,16%. O Depósito a Prazo XL apresenta melhores taxas, a dois anos e a divisa que melhor remunera continua a ser o euro. Neste depósito, o saldo é taxado entre 10 mil a 25 mil unidades monetárias, até 100 mil e mais.
O Barclays brinda os residentes no estrangeiro com dois depósitos. O Especial ME pode ser constituído com mil dólares norte-americanos, canadianos ou libras. O prazo divide-se entre 1 e 366 dias e em seis tipos de saldos: até cinco mil unidades, 50 mil, 100 mil, 250 mil, 500 mil ou mais de 500 mil. Para mais de 500 mil libras, o banco apresenta-lhe uma taxa de 1,14%. No Depósito Mais por Mais, exclusivo para novos montantes de clientes actuais ou novos, as taxas são melhores. A aplicação é constituível com mil euros, por seis meses, renovável automaticamente. Nos primeiros quatro semestres, pode render entre 1,76% e 2,40% consoante o montante investido.
No BES, as soluções que apresentam as melhores TANL são a Nova Conta Rendimento CR, em euros, e Rendimento CR USD. A primeira, é taxada a 3,36%, a três anos e precisa apenas de mil euros para investir. Na segunda, precisa de 25 mil dólares norte-americanos e obtém uma TANL de 2,75%.
A Caixa tem vários produtos para emigrantes e três apresentam TANL superiores a 3% o Depósito Mias 3A (3,33%), Depósito Super Mais 3A (3,25%) e o Depósito Crescente 3A (3,27%). O Crédito Agrícola também várias aplicações. O Depósito Emigrante M/L a Prazo Taxa Fixa, a um ano tem a TANL mais elevada, de 1,39%.
Apesar do Millennium bcp também disponibilizar três propostas para os seus emigrantes, o Depósito "Special One" é o único que apresenta taxas mais elevadas. Remunera a 2,75%, 2,94% e a 3,14%, consoante o saldo. Contudo, precisa de mil euros para investir e aguardar 720 dias pelo retorno.
O Montepio emigrante é constituível com 250 euros e pode ter um prazo entre 30 dias e um ano e um dia. As taxas variam entre 0,23% e 0,49%. Não chegam a 1%. No Santander Totta há depósitos exclusivos para novos recursos de clientes particulares que rendem mais do que os já existentes. O Novo Depósito em dólares canadianos rende, a três anos, 2,23% enquanto que o depósito actual rende 2,04%. O Novo Depósito em dólares norte-americanos, a três anos, rende 1,76%, enquanto que o actual rende 1,57%. Mas onde obtém mais lucro é no Rendimento Premium Taxa +, a 5 anos e um dia, com uma TANL de 3,81%. Contudo, precisa de 5 mil euros para constituí-lo.

Seis ordens para o dinheiro que vem de fora
O Negócios procurou junto de dez bancos, que depósitos à ordem comercializam exclusivamente para não residentes. Apenas seis apresentaram soluções específicas para quem representa Portugal no Mundo. Escolha a sua.


Muita oferta, pouca remuneração
Com excepção de alguns depósitos promocionais do Santander Totta, Millennium bcp, CGD, BES e Banif, a maioria das ofertas, no curto prazo, não chega a remunerar 1% líquido. Entre tanta parra, escolha a sua uva.
