Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de "diesel" cresce duas vezes mais do que o da gasolina em Setembro

A procura por gasóleo, combustível utilizado por grande parte dos automóveis em território nacional, acelerou em Setembro. No acumulado do ano, face aos mesmo nove meses de 2014, aumentou em 3,8%.

Correio da Manhã
Paulo Moutinho 19 de Outubro de 2015 às 19:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O consumo de combustíveis continua a aumentar. Acelerou, novamente, em Setembro, sendo esta evolução mais expressiva no caso do gasóleo que apresentou um crescimento de 6,5% face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados revelados pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC). Cresceu o dobro da gasolina.


Em Setembro, segundo o relatório mensal sobre combustíveis divulgado pela ENMC, o consumo registou um aumento de 5,9% face ao período homólogo. Foram consumidos 495.729 toneladas métricas de gasóleo e de gasolina, sendo que a maior "fatia" foi de "diesel": 81,5%.


Este aumento é explicado, em grande parte, pelo crescimento do consumo de gasóleo que em Setembro, o mês do regresso ao trabalho para muitos portugueses, registou um aumento de 6,5% face ao mesmo mês de 2014. No mesmo período, o consumo de gasolina também aumentou, mas menos: 3,2%, segundo a entidade liderada por Paulo Carmona.


Mais "diesel"


O crescimento do consumo de "diesel" registado em Setembro manteve elevado o aumento da procura deste combustível quando considerado o total do ano. Os dados revelados pela ENMC apontam para que um total de 3,49 milhões de toneladas métricas de gasóleo consumidas nos primeiros nove meses, ou seja, 3,8% mais do quem em 2014.

O gasóleo é, assim, o maior responsável pelo aumento do consumo de combustíveis no mercado nacional em que grande parte do parque trabalha a "diesel". No total, o consumo regista um crescimento de "3,3% quando comparando o consumo de Janeiro a Setembro de 2015 com Janeiro a Setembro de 2014". O consumo de gasolina aumentou 1,1%.

Ver comentários
Saber mais ENMC Paulo Carmona energia combustíveis consumo gasolina gasóleo Setembro
Outras Notícias