Empresas EDM assina acordo com empresa turca para investimento de 7,6 milhões

EDM assina acordo com empresa turca para investimento de 7,6 milhões

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e a ESAN, empresa turca de exploração mineira, assinam na sexta-feira um contrato para prospecção e pesquisa de minérios na Faixa Piritosa Ibérica, no Alentejo, um investimento de 7,6 milhões de euros.
EDM assina acordo com empresa turca para investimento de 7,6 milhões
Bloomberg
Lusa 25 de fevereiro de 2016 às 17:33

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e a ESAN vão assinar na sexta-feira, 26 de Fevereiro, um contrato que "tem como objectivo realizar trabalhos de prospecção e pesquisa com um investimento mínimo de 7,6 milhões de euros em três anos, a efectuar nas três áreas detidas pela EDM na Faixa Piritosa Ibérica", disse à agência Lusa o presidente da empresa de capitais públicos, Carlos Caxaria.

 

A Eczacibasi ESAN, segundo a sua página oficial na Internet, é uma empresa turca fundada em 1978, com presença em 40 países, que hoje detém mais de 20 minas, produzindo e exportando vários minerais, como o quartzo e a argila, e metais, como o zinco e o chumbo, entre outros.

 

Segundo Carlos Caxaria, "a prospecção prende-se com a procura de jazigos de cobre, zinco ou chumbo e outros minerais associados" e vai passar por "diversas fases técnicas", como o levantamento da geologia de pormenor, a "realização de trabalhos de geofísica" e a "realização de sondagens na tentativa de identificar eventuais jazigos minerais".

 

No âmbito do acordo que será celebrado na sexta-feira entre as duas empresas, "a ESAN assume 85%" das três áreas detidas pela EDM na Faixa Piritosa Ibérica, uma das principais regiões mineiras da Europa, e do respectivo investimento, "ficando a EDM com 15%".

 

O presidente da EDM explica ainda que a prospecção vai decorrer "em cooperação pelas equipas técnicas das duas empresas", implicando "desde logo, investimento e movimento de pessoas nas áreas onde se vão realizar os trabalhos".

 

Por isso, Carlos Caxaria considera que este investimento vai trazer um "elevado benefício para Portugal", através do aumento do conhecimento da geologia do País, obtido durante os trabalhos realizados, mas também pelo "desenvolvimento socioeconómico" de "vários municípios da região alentejana".

 

A assinatura do contrato está marcada para as 11:15 de sexta-feira, na sede da EDM, em Lisboa, e contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI