Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gasóleo passa a custar quase 1,30 euros na próxima semana (Cor.)

A valorização das cotações do petróleo puxou pelos preços dos derivados, mas mais no caso do "diesel" que vai, assim, ficar mais caro nos postos de abastecimento nacionais. A gasolina não mexe.

Cátia Barbosa/Negócios
Paulo Moutinho 10 de Abril de 2015 às 16:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 28
  • ...

Enquanto a gasolina não vai registar qualquer alteração, o preço do gasóleo vai voltar a aumentar na próxima semana, aproximando-se da marca dos 1,30 euros por litro. É o resultado da valorização das cotações deste derivado, num período marcado pela subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Isto numa semana "negra" para a moeda única europeia.

 

O litro do gasóleo vai registar um agravamento de um cêntimo a partir da próxima semana. Este aumento vai colocar o preço de venda ao público nos postos de abastecimento das gasolineiras de referência do mercado nacional acima dos 1,30 euros. Actualmente, o "diesel" está a ser comercializado perto de 1,29 euros, pelo que aumentará para bem perto de 1,30 euros. A gasolina vai manter-se em torno dos 1,54 euros.

 

Este aumento do preço do "diesel", o combustível mais utilizado pelos consumidores nacionais, resulta da valorização da cotação média semanal deste derivado nos mercados internacionais acompanhando o comportamento do petróleo. Tanto o West Texas Intermediate, em Nova Iorque, como o Brent, em Londres, subiram. Avançaram ambos 4,5%.

 

O câmbio acabou por acentuar a tendência. Enquanto em dólares a cotação média do gasóleo aumentou de 529 para 532 dólares por tonelada métrica, subindo 0,65%, em euros, a valorização foi de 0,86%. Isto porque a moeda única afundou face à divisa dos EUA. O euro acumulou, esta semana, uma queda de 3,18% para 1,062 dólares.

 

(Correcção: Corrige título e informação sobre o valor actual de comercialização do litro de gasóleo, bem como o preço a que passará a ser cobrado nos postos de referência a partir da próxima semana)

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo impostos euro dólar
Outras Notícias