Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo volta aos ganhos com queda do dólar e optimismo em torno do PIB americano

Crude regressou aos ganhos, depois das perdas de ontem.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 21 de Dezembro de 2010 às 10:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
As cotações do petróleo estão a ganhar terreno, animadas pela desvalorização do dólar e pela convicção de que o crescimento económico nos EUA irá acelerar no próximo ano, o que impulsionará a procura de crude no maior consumidor do mundo.

O contrato de Fevereiro do West Texas Intermediate, "benchmark" para os Estados Unidos, segue a subir 0,35% no mercado nova-iorquino para 89,68 dólares por barril. O contrato de Janeiro venceu ontem, depois de ter chegado a atingir 90,76 dólares a 7 de Dezembro - o nível mais alto desde Outubro de 2008.

Em Londres, onde se negoceia o Brent do Mar do Norte, que é o crude de referência para as importações europeias, o contrato de Fevereiro avança 0,22% para se fixar nos 92,94 dólares.

Os investidores estão à espera da divulgação, amanhã, dos dados relativos ao PIB norte-americano no terceiro trimestre, na expectativa de que possa ter-se expandido mais rapidamente do que o previsto pelos economistas. A previsão média dos 69 economistas inquiridos pela Bloomberg aponta para uma expansão de 2,8%.

O facto de o dólar estar a perder terreno face ao euro também está a contribuir para a valorização do "ouro negro". Quando a nota verde se deprecia, as matérias-primas denominadas em dólares, como é o caso do petróleo, ficam mais atractivas como investimento alternativo.

Ver comentários
Saber mais petróleo crude ouro negro euro PIB dos EUA Brent do Mar do Norte WTI
Mais lidas
Outras Notícias