Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo volta aos ganhos com queda do dólar e optimismo em torno do PIB americano

Crude regressou aos ganhos, depois das perdas de ontem.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 21 de Dezembro de 2010 às 10:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
As cotações do petróleo estão a ganhar terreno, animadas pela desvalorização do dólar e pela convicção de que o crescimento económico nos EUA irá acelerar no próximo ano, o que impulsionará a procura de crude no maior consumidor do mundo.

O contrato de Fevereiro do West Texas Intermediate, "benchmark" para os Estados Unidos, segue a subir 0,35% no mercado nova-iorquino para 89,68 dólares por barril. O contrato de Janeiro venceu ontem, depois de ter chegado a atingir 90,76 dólares a 7 de Dezembro - o nível mais alto desde Outubro de 2008.

Em Londres, onde se negoceia o Brent do Mar do Norte, que é o crude de referência para as importações europeias, o contrato de Fevereiro avança 0,22% para se fixar nos 92,94 dólares.

Os investidores estão à espera da divulgação, amanhã, dos dados relativos ao PIB norte-americano no terceiro trimestre, na expectativa de que possa ter-se expandido mais rapidamente do que o previsto pelos economistas. A previsão média dos 69 economistas inquiridos pela Bloomberg aponta para uma expansão de 2,8%.

O facto de o dólar estar a perder terreno face ao euro também está a contribuir para a valorização do "ouro negro". Quando a nota verde se deprecia, as matérias-primas denominadas em dólares, como é o caso do petróleo, ficam mais atractivas como investimento alternativo.

Ver comentários
Saber mais petróleo crude ouro negro euro PIB dos EUA Brent do Mar do Norte WTI
Outras Notícias