Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercado: Queda de avião malaio e envio de tropas israelitas para Gaza no centro das atenções

A queda do avião malaio em solo ucraniano e o envio de tropas israelitas para Gaza está a dominar a atenção dos investidores esta sexta-feira.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 18 de Julho de 2014 às 08:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Um avião das linhas aéreas da Malásia, com 295 pessoas a bordo, caiu, esta quinta-feira, 17 de Julho, na Ucrânia, na região de Donetsk, onde as tropas ucranianas combatem os separatistas pró-russos. O novo Governo de Kiev classificou este incidente como um acto de terrorismo e a hipótese deste aparelho ter sido abatido por um míssil terra-ar está a ganhar força.

 

Ontem à noite, os serviços secretos norte-americanos sinalizaram que "acreditam fortemente" que o Boeing 777 malaio foi abatido por um míssil terra-ar e estão a examinar os dados a fim de determinar se o míssil foi disparado pelos separatistas pró-russos da Ucrânia, soldados russos do outro lado da fronteira ou forças governamentais ucranianas.

 

Por outro lado, também ontem Israel ordenou uma ofensiva terrestre sobre a Faixa de Gaza. O objectivo desta operação, que surge depois de vários dias de ataques aéreos, é responder aos ataques do Hamas.

 

Estes dois focos de tensão geopolítica estão a determinar a evolução dos mercados esta sexta-feira. Os principais índices asiáticos estão no vermelho. O MSCI Ásia Pacífico desliza 0,5% e o nipónico Nikkei encerrou a descer 1,01% e o Topix recuou 0,79%.

 

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate soma 0,40% para 103,60 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações portuguesas, avança 0,29% para 108,20 dólares por barril.

 

O euro está a perder terreno face à divisa norte-americana, perdendo 0,03% para 1,3523 dólares. Por outro lado, o iene - a divisa japonesa - tocou no nível mais elevado contra o euro desde Fevereiro uma vez que os investidores estão a procurar activos de refúgio depois da queda do avião das linhas aéreas da Malásia

Ver comentários
Saber mais abertura de mercado petróleo euro japão euro inflação Banco Central Europeu BCE Ucrânia
Outras Notícias