Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China supera EUA como maior importador de petróleo do mundo

A China já era o país que mais energia consome em todo mundo, sendo que agora passou também a ter o estatuto de maior importador de petróleo, uma posição que era ocupada pelos Estados Unidos.

Bloomberg
Negócios 11 de Maio de 2015 às 12:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A China importou em Abril um total de 7,4 milhões de barris de petróleo por dia, superando pela primeira vez o volume de petróleo importado pelos Estados Unidos (7,2 milhões de barris por dia).

 

A notícia é avançada pela Reuters, que dá conta que apesar de ser possível nos próximos meses as posições voltarem a inverter-se, no longo prazo a China deverá manter este estatuto de país que mais petróleo importa em todo o mundo.

 

O país asiático já é o maior consumidor de energia do mundo e o que mais importa carvão, aço e uma série de outros metais.

 

Há dez anos os Estados Unidos importavam cerca de 10 milhões de barris de petróleo por dia e a China importava cerca de um milhão de barris.

 

Este aumento das importações por parta da China surge apesar da economia deste país asiático estar a passar por uma fase de abrandamento. A Reuters avança também que a segunda maior economia do mundo aproveitou a queda mais recente dos preços do petróleo para incrementar os "stocks" da matéria-prima.

 

"Assumir o estatuto de maior importador de petróleo do mundo deve dar à China mais poder de compra", comentou à Reuters o professor universitário de Singapura Philip Andrews-Speed, acrescentando que "o relacionamento com o Médio Oriente vai continuar a alterar-se", com os países produtores de petróleo desta região a ficarem cada vez dependentes da China.

 

Terá sido esta cada vez maior dependência das compras oriundas da China que levou o ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, a visitar este e outros países asiáticos em Abril.

Ver comentários
Saber mais petróleo matérias-primas China Estados Unidos Arábia Saudita Médio Oriente
Mais lidas
Outras Notícias