Petróleo Maior produção da OPEP dá início de semana "negro" ao petróleo

Maior produção da OPEP dá início de semana "negro" ao petróleo

Após quatro sessões consecutivas de ganhos, o petróleo regressou às quedas esta segunda-feira. Uma sessão em que a matéria-prima está a ser pressionada pela expectativa de um aumento da produção, mas também pelos receios de uma maior deterioração da procura.
Maior produção da OPEP dá início de semana "negro" ao petróleo
André Tanque Jesus 01 de fevereiro de 2016 às 08:51

O petróleo está a perder valor na primeira sessão da semana. O preço da matéria-prima desvaloriza mais de 2% esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, após um inquérito da Bloomberg revelar que a produção da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) terá voltado a aumentar. Já a China adensa os receios de uma deterioração da procura pelo petróleo.

O Brent, negociado em Londres, está a desvalorizar nesta sessão 2,47% para 32,79 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, recua 2,25% para 35,18 dólares. Quedas acentuadas, numa sessão em que a matéria-prima está a ser pressionada pela expectativa de que a OPEP tenha voltado a aumentar a produção em Janeiro.

Segundo um inquérito da Bloomberg, a produção média diária terá atingido os 33,11 milhões de barris, num mês em que a Indonésia voltou a fazer parte da contabilização da organização, após sete anos de suspensão. A previsão é que este país tenha produzido 815 mil barris por dia. Por isso, mesmo sem a Indonésia, o resultado terá sido superior ao registado em Dezembro, quando a OPEP extraiu 31,7 milhões de barris diários.

Mas também a China está a pressionar a matéria-prima esta segunda-feira. Isto porque a actividade industrial no país caiu pelo sexto mês consecutivo, com o índice de gestores de compras (PMI) a recuar de 49,7 em Dezembro para 49,4 em Janeiro. Um sinal de que a procura por petróleo deverá continuar a retrair, numa altura em que a oferta no mercado não dá sinais de abrandar. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI