Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas, petróleo e euro em alta

As principais praças europeias estão a negociar em alta, acompanhando o sentimento vivido na Ásia. Os preços do petróleo sobem e o euro valoriza face ao dólar.

bolsas mercados Europa euronext
Bloomberg
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 valoriza 0,53% para 4.882,51 pontos

Stoxx 600 sobe 0,79% para 337,36 pontos

Nikkei avançou 1,13% para 16.652,80 pontos 

Juros da dívida portuguesa a 10 anos recuam 0,8 pontos base para 3,127%

Euro soma 0,10% para 1,1332 dólares

Petróleo sobe 0,78% para 49,35 dólares por barril em Londres

 

Bolsas europeias no verde

As bolsas europeias arrancaram a sessão desta terça-feira em terreno positivo. O principal índice holandês lidera os ganhos no Velho Continente ao subir 1,01%, seguido do francês CAC40, que aprecia 0,86%. O Stoxx 600, índice de referência, aprecia 0,79%. O PSI-20 ganha 0,53%. Em Lisboa, destaque para as acções do BCP e da Galp Energia. O BCP soma 2,52% para 3,26 cêntimos e a Galp Energia aprecia 0,59% para 12,01 euros.

Na Ásia, a sessão foi de ganhos, com destaque para os títulos do sector energético, numa altura em que os preços do petróleo negoceiam em níveis vistos pela última vez em Outubro do ano passado.

Juros em queda

Os juros da dívida pública portuguesa estão a cair na maioria dos prazos no mercado secundário. Os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida a dez anos entre si descem 0,8 pontos base para 3,127%. Isto numa semana em que o Estado regressará ao mercado para colocar entre 1,25 mil milhões e 1,5 mil milhões de euros em títulos a seis e a 12 meses. Os juros da dívida alemã a dez anos somam 2,2 pontos base para 0,165%. O prémio de risco da dívida nacional está nos 294,1 pontos.

Euro sobe

O euro está a ganhar terreno face à divisa norte-americana. O euro soma 0,10% para 1,1332 dólares.


Brent aproxima-se dos 50 dólares

O preço da matéria-prima continua em alta nos mercados internacionais e negoceia muito próximo dos 50 dólares por barril. Em Londres, mercado que serve de referência às importações portuguesas, o barril de Brent ganha 0,78% para 49,35 dólares. Já em Nova Iorque, o WTI ganha 1,22% para 48,30 dólares.

Estes ganhos são explicados por sinais de falta de oferta devido a interrupções inesperadas na produção em vários locais, como o Canadá e a Nigéria. O Goldman Sachs antecipa mesmo que o mercado passou de uma situação de excedente para défice durante o mês de Maio. 

Alumínio sobe pelo segundo dia

O alumínio segue em alta pelo segundo dia consecutivo, estando a valorizar 1,6% para 1.904,41 dólares por tonelada no mercado de Xangai.  

 

Destaques do dia

Todos os novos empregos do Estado são "precários". Contratos a prazo dominam por completo o emprego criado durante o primeiro trimestre. Os contratos permanentes até caíram.

 

BES e Banif sugerem que Troika não foi suficientemente dura com a banca. Dois anos após a conclusão do programa de ajustamento português, o presidente do Bruegel, um dos influentes "think tanks" de Bruxelas, diz-se surpreendido com os casos do BES e Banif. A troika subestimou problemas.

 

Gestão do BPI refém da OPA de 2015 e do caso de Angola. Há 14 meses, o BPI recusou uma OPA do CaixaBank por subavaliar o banco. Agora, os catalães oferecem menos, mas podem resolver o problema em Angola. Gestão responde ao dilema esta terça-feira.

 

Portugueses pedem mais de 500 milhões para comprar carro. O financiamento automóvel cresceu 35% nos primeiros três meses face ao período homólogo. Crédito ao consumo superou os 1,38 mil milhões.

 

"Portugueses não estão preparados para o risco". José Veiga Sarmento admite que os investidores nacionais deverão continuar a privilegiar fundos considerados de baixo risco, apesar das taxas de juro negativas nos mercados. E os bancos estão encurralados: as restrições de capital não lhes permite abdicar dos depósitos.


O que vai acontecer hoje

Portugal

As acções da Nos passam a negociar sem direito ao dividendo de 0,16 euros. O pagamento é realizado dia 19 de Maio

A APB e a TVI organizam a conferência "O Presente e o Futuro do Sector Bancário", que contará com a presença de vários banqueiros nacionais, bem como de Danièle Nouy, Carlos Costa, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa

O INE divulga os índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, relativos a Março

O INE publica os índices de preços na produção industrial, relativos a Abril

Zona Euro

São divulgados os dados da balança comercial, relativos a Março

EUA

Primárias para as eleições presidenciais de 2016 decorrem nos estados de Kentucky e Oregon

Divulgação do índice da actividade económica elaborado pela Fed de Chicago, relativo a Abril

Publicação do índice de preços no consumidor, relativo a Abril

Reino Unido

Divulgação do índice de preços no consumidor, relativo a Abril

Vodafone divulga os resultados relativos ao primeiro trimestre 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro juros da dívida pública mercado secundário
Mais lidas
Outras Notícias