Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia
Ao minuto30.08.2021

Europa termina em leve alta com Powell ainda a ecoar. Petróleo pressionado por Ida

Acompanhe aqui o dia nos mercados.

Reuters
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
30.08.2021

Ouro em máximos de três semanas

O valor do ouro mantém-se próximo de máximos de três semanas com o presidente da Reserva Federal norte-americana Jerome Powell a sinalizar cautela na estratégia de retirada dos estímulos à economia dos EUA. O banco central poderá começar a desacelerar a compra de dívida ainda este ano, mas não terá pressa em subir juros, segundo garantiu o líder no simpósio de Jackson Hole na passada sexta-feira.

Em reação, o dólar e as yields da dívida a 10 anos caíram ainda na sexta-feira. Após a queda, o índice Bloomberg Dollar Spot segue flat na sessão desta segunda-feira.

Já ouro valorizou, tendo chegado a tocar os 1.823,31 dólares por onça, no valor mais elevado desde 4 de agosto. A prata e o patlino também valorizam, enquanto a paládio cai 1,8%.

A economia norte-americana tem progredido para níveis próximos da meta da Fed, o que está a espoletar o processo de tapering. A compra de dívida irá recuar, mas não há ainda um calendário definido. "Com o timing do anúncio do tapering ainda incerto, esperamos que os preços do ouro se mantenha com negociações limitadas no curto prazo", diz Warren Patterson, estratega de commodities no ING Groep NV em Singapura, citado pela Bloomberg.

30.08.2021

Europa fecha em leve alta com Powell ainda a ecoar

O índice alemão Dax foi, na Europa, o que mais caiu em outubro.

As ações europeias negociaram em alta ligeira nesta primeira sessão da semana, mas com menor liquidez do que é habitual graças ao encerramento da bolsa ade Londres, devido a feriado.

Ainda assim, é o encontro de política monetária de Jackson Hole, que se realizou novamente de forma virtual, que está a mexer o mercado.

O Stoxx 600, índice que agrupa as 600 maiores cotadas da região, ganhou 0,07%, negociando perto de máximos históricos.

Este índice, que serve de referência para o "velho continente", está a preparar-se para atingir o sétimo ganho mensal consecutivo, a maior sequência de ganhos desde 2013.

Depois de Jerome Powell, líder do banco central dos EUA, ter dito que poderia equacionar um corte de compra de dívida ainda este ano, os mercados esperam agora por novos catalisadores, sendo que já se avista a reunião de política monetária do BCE, marcada para 9 de setembro.

30.08.2021

Juros da Zona Euro voltam a cair

5.º Berlim: 162 congressos associativos internacionais

Os juros da dívida soberana dos países da Zona Euro terminaram o dia a cair nesta segunda-feira, numa altura em que o dia se pautou por uma menor liquidez, depois de na sexta-feira, numa sessão virtual em Jackson Hole, se ter registado uma corrida aos mercados de dívida soberana.

Hoje, a taxa de referência da Alemanha caiu 1,5 pontos base para os -0,440%, em linha com o que se sucedeu em Itália, Portugal ou Espanha. A "yield" portuguesa com maturidade a dez anos caiu 1,5 pontos base para os 0,153%.

Na semana anterior, mesmo depois de Jerome Powell, líder do banco central, ter dito que poderia vir a equacionar uma retirada de compra de dívida ainda este ano, os juros quer da Zona Euro como dos EUA caíram.

30.08.2021

Destruição provocada pelo Ida pressiona petróleo WTI. Preços do Brent sobem

Há um conjunto de razões que estão a levar várias matérias-primas a valoriza    ções. O petróleo é um exemplo.

O preço do Brent, que serve de referência a Portugal, está a registar uma valorização ligeira de 0,08%, com o barril a cotar nos 72,76 dólares. Enquanto isso, o WTI, negociado em Nova Iorque, está a cair também ligeiramente 0,06%, com o barril a cotar nos 68,70 dólares.

A influenciar os preços do petróleo, sobretudo nos Estados Unidos, está o rasto de devastação provocada pelo furacão Ida, que está a passar pelas regiões do sudeste dos Estados Unidos. No estado do Louisiana, o furacão arrancou telhados e árvores, e deixou centenas de pessoas sem eletricidade. Foi registado, pelo menos, um morto.

Os investidores aguardam ainda com expectativa a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que irá acontecer a meio da semana, para perceber se irão ser relaxadas as restrições à produção.

30.08.2021

Wall Street abre mista, com S&P 500 e Nasdaq em novos máximos

As bolsas norte-americanas abriram mistas esta segunda-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq a registarem novos máximos históricos. 

No arranque, o S&P 500 está a valorizar 0,21%, para 4.518,77 pontos, enquanto o Nasdaq está a valorizar 0,38% para 15.186,80 pontos. Já o Dow Jones está a perder 0,11%, para 35.421,63 pontos. 

Tanto o S&P 500 e o Nasdaq fecharam, na sexta-feira, a registar máximos, depois de o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell ter sinalizado, na reunião de Jackson Hole, que o banco central poderá começar a retirar estímulos à economia em breve. 

Agora, o ímpeto positivo manteve-se com ênfase nas tecnológicas.

30.08.2021

Bolsas europeias "no verde", em sessão de ganhos tímidos

As praças europeias estão a negociar no verde, numa sessão de otimismo após as declarações proferidas pelo líder da Reserva Federal dos EUA, na passada sexta-feira. 

A sessão está a ser marcada por ganhos ligeiros nos principais índices da Europa. Nesta altura, o Stoxx 600, o índice que agrupa as 600 maiores cotadas do velho continente, aprecia 0,07%, para 472,67 pontos, com a maioria dos setores em terreno positivo. 

Os setores da tecnologia e automóvel estão a liderar os ganhos: o setor da tecnologia aprecia 0,54% e o setor automóvel contabiliza ganhos de 0,51%. Em sentido contrário, a banca cede 0,10%, as telecomunicações 0,12% e o setor das viagens cai 0,07%. 

Num dia em que o índice inglês está encerrado devido a um feriado no Reino Unido, os restantes índices estão a avançar. O espanhol Ibex-35 abriu a manhã a cair, mas já está entretanto na "linha de água", a avançar 0,01%. O alemão DAX avança 0,08%, o francês CAC-40 ganha 0,07%. 

Já a bolsa de Amesterdão aprecia 0,34%. O PSI-20 está também em linha com a tendência de subida, a registar ganhos de 0,23%.

30.08.2021

Juros da dívida a subir na Europa. "Yield" de Itália avança 2,3 pontos base

Os juros da dívida estão a subir em vários países da Zona Euro, esta segunda-feira. 

A maior subida pertence à Itália, onde os juros da dívida a dez anos estão a subir 2,3 pontos base, para 0,654%. 

Já as "bunds" germânicas, que servem de referência à Zona Euro, estão a subir 0,9 pontos base, para -0,418%. 

Na Península Ibérica, a "yield" de Portugal a dez anos está nos 0,178%, ao registar uma subida de 0,9 pontos base. No país vizinho, os juros da dívida a dez anos estão a avançar 1 ponto base, para 0,302%.

30.08.2021

Petróleo no vermelho, com atenções focadas no furacão Ida

Tanto o WTI como o crude estão a negociar no vermelho esta manhã, numa altura em que a passagem do furacão Ida, que já deixou às escuras a cidade de Nova Orleães, no Louisiana, está a concentrar atenções. 

O WTI, negociado em Nova Iorque, está a cair 0,89%, com o barril nols 68,13 dólares. Já o brent do Mar do Norte, que serve de referência a Portugal, está a ceder 0,33%, com o barril ainda acima dos 70 dólares, nos 72,46 dólares.

O furacão Ida, que está a atingir o estado do Louisiana, nos EUA, já levou a paragens na produção de petróleo no Golfo do México no final da semana passada. Com a chegada à costa do Louisiana, também as refinarias neste ponto dos EUA foram encerradas. De acordo com os analistas citados pela Bloomberg, os investidores vão estar atentos à passagem deste furacão, a pesar como poderá ter reflexos no "ouro negro", nomeadamente na área da refinação.

Além disso, continua o "fantasma" da variante delta e de como a subida de casos a nível global poderá ter consequências na procura por combustível.

30.08.2021

Dólar cai para mínimo de duas semanas

O dólar norte-americano está a perder força contra um cabaz composto por outras divisas rivais, a aproximar-se de um mínimo de 17 de agosto. Nesta altura, a nota verde avança 0,02%.

Na Europa, o euro está a avançar 0,03% perante a nota verde, para 1,1799 dólares. Já a libra esterlina está a ceder face ao dólar, a cair 0,04%, para 1,3758 dólares.

30.08.2021

Onça de ouro arranca semana a negociar acima dos 1.800 dólares

Naquela que é a primeira sessão da semana, este metal precioso está a ceder 0,16%, com a onça a negociar nos 1.814,69 dólares. Nesta sessão, o ouro já se aproximou de um máximo de três semanas, ao tocar nos 1.823,31 dólares. 

O ouro começa a semana a negociar vários dólares acima da fasquia dos 1.800 dólares, depois de na semana passada ter ficado longe deste valor ao longo de duas sessões. 

Já na sexta-feira, após o discurso de Jerome Powell da Fed, o ouro valorizou 1,40%, com a onça nos 1.817,57 dólares.


30.08.2021

Futuros apontam para abertura em terreno positivo, animadas pelos comentários de Powell

Os futuros da Europa apontam para uma abertura em tons de verde, ainda "à boleia" do discurso de Jerome Powell, o "chair" da Reserva Federal dos EUA. Depois de uma semana em que os investidores estiveram de olho nos desenvolvimentos saídos de Jackson Hole, o simpósio anual sobre política monetária, o líder da Fed sinalizou que a retirada de estímulos à economia será feita de uma forma cautelosa e gradual. Powell apontou ainda que o banco central será guiado pelos dados da covid-19 na tomada de decisões.

Esta manhã é esperado algum otimismo por parte dos investidores. Na Ásia, a sessão desta segunda-feira fica marcada por ganhos, principalmente nos índices japoneses. O Topix registou ganhos de 0,9% e o Nikkei valorizou 0,54%.

A sessão também foi marcada por subidas na China, onde o índice de Xangai ganhou 0,5%. Em Hong Kong, o Hang Seng apreciou 0,3%. As tecnológicas chinesas também registaram ganhos, com a Meituan a avançar 1,16% e a Alibaba 0,90% esta segunda-feira. Já a Tencent, cotada em Hong Kong, caiu 1,63%. Apesar das subidas registadas por algumas destas tecnológicas, a nuvem do aumento da regulação de Pequim continua a merecer atenções por parte dos investidores.

Ver comentários
Saber mais mercados bolsa PSI-20 Wall Street ouro euro juros câmbio petróleo
Outras Notícias