Obrigações Depois da S&P, Fitch também cortou o “rating” do Reino Unido

Depois da S&P, Fitch também cortou o “rating” do Reino Unido

As agências de “rating” têm mostrado preocupações sobre o impacto do Brexit. A Fitch baixou a notação em um nível e tem perspectiva negativa.
Depois da S&P, Fitch também cortou o “rating” do Reino Unido
Reuters
Rui Barroso 28 de junho de 2016 às 10:10

O "rating" do Reino Unido foi alvo de cortes da Standard & Poor’s e da Ficth após o resultado do referendo sobre a permanência na União Europeia. A opção pela saída levou a Fitch a cortar a notação em um nível, de AA+ para AA, com perspectivas negativas, o que indica a probabilidade de ocorrerem mais descidas no médio prazo. Isto depois da S&P ter baixado o "rating" em dois níveis, da notação máxima de AAA para AA, também com perspectivas negativas.

A Fitch justifica a decisão que o resultado do referendo "terá um impacto negativo na economia, nas finanças públicas e na continuidade política no Reino Unido". A agência baixou as estimativas para o crescimento de Reino Unido, apesar de salientar que devido a todas as incertezas é difícil prever a extensão total do impacto negativo.

A agência mostra-se ainda preocupada com a probabilidade de haver um novo referendo na Escócia que "seria negativo para o "rating" do Reino Unido, já que levaria a uma subida do rácio da dívida sobre o PIB e geraria potencialmente incerteza no sistema bancário". Esse factor também já havia sido realçado pela S&P. Na base do corte do "rating" por parte desta agência estiveram "os riscos de uma substancial deterioração das condições de financiamento externo", além de problemas constitucionais que irão decorrer do facto de a maioria dos votantes na Escócia e na Irlanda do Norte terem optado por permanecer na União Europeia

Já a Moody’s optou por não fazer nenhuma alteração no "rating". Manteve a notação em Aa1 ( o equivalente a AA+), mas baixou a perspectiva de estável para negativa, sinalizando possíveis descidas no futuro. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI