Obrigações Fitch melhora perspetiva de rating da EDP

Fitch melhora perspetiva de rating da EDP

A agência de notação financeira elevou o "outlook" da elétrica nacional de 'estável' para 'positivo', o que significa que em breve poderá subir a classificação da dívida da empresa liderada por António Mexia.
Fitch melhora perspetiva de rating da EDP
Carla Pedro 28 de fevereiro de 2020 às 18:59
A Fitch reviu em alta a perpectiva para a evolução da dívida de longo prazo da EDP, de 'estável' para 'positiva'. Esta melhoria de "outlook" significa que em breve poderá subir o rating da elétrica liderada por António Mexia.

A agência de notação financeira manteve a classificação da dívida da EDP em 'BBB-', que corresponde ao último nível da categoria de investimento de qualidade.

"O ‘outlook’ positivo reflecte as expectativas da Fitch de uma melhoria sustentável das métricas de alavancagem e de cobertura de juros a partir de 2020 bem como o cumprimento dos objectivos do plano de negócios da empresa para 2019", sublinha a elétrica em comunicado divulgado junto da CMVM.


A elétrica tem estado a ter este ano uma boa prestação em bolsa, sustentada sobretudo pela reestruturação da sua carteira de ativos, designadamente a venda de barragens e outras operações – como previsto no plano estratégico da companhia.

 

Este plano vai permitir à elétrica aumentar o investimento nas renováveis para 250 a 500 milhões de euros por ano, segundo o Goldman Sachs.

 

A EDP registou em 2019 lucros de 519 milhões de euros, uma quebra de 1% face ao ano precedente, tendo sido penalizada sobretudo pelos custos extraordinários relacionados com as centrais a carvão, num contexto de transição energética.

 

Apesar do recuo, a elétrica acabou por reportar um resultado líquido superior às expectativas dos analistas do CaixaBI, que apontavam para lucros de 499,1 milhões de euros.


(notícia atualizada às 19:11)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI