Obrigações IGCP vai fazer "um a dois leilões de obrigações do Tesouro" até final do ano

IGCP vai fazer "um a dois leilões de obrigações do Tesouro" até final do ano

O programa de financiamento prevê mais dois leilões de longo prazo de 750 a mil milhões de euros, cada. Estão agendadas também três operações de financiamento através de bilhetes do Tesouro.
IGCP vai fazer "um a dois leilões de obrigações do Tesouro" até final do ano
Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Moutinho 05 de outubro de 2015 às 17:05

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar mais um a dois leilões de obrigações do Tesouro (OT) até ao final do ano. Além destas operações, haverá ainda mais três leilões de curto prazo. No total, o IGCP pretende financiar-se em até um máximo de 5.750 milhões de euros até ao final deste ano.


"No próximo trimestre, o IGCP prevê a realização de um a dois leilões de OT, sendo esperadas colocações de 750 a 1.000 milhões de euros por leilão", refere o programa de financiamento do IGCP para os últimos três meses deste ano. Estes leilões serão "realizados à segundas ou quartas-feiras de cada mês após anúncio do montante indicativo e linhas de OT", acrescenta.


Ao mesmo tempo, o IGCP, que "acompanhará activamente a evolução das condições de mercado, podendo introduzir ajustamentos às presentes linhas de actuação", calendarizou mais três leilões de bilhetes do Tesouro. Nestas três operações, pretende obter entre um mínimo de três e um máximo de 3.750 milhões de euros, sendo o primeiro leilão a 21 de Outubro.


Nestes leilões de curto prazo, o IGCP irá reabrir linhas de dívida a três, seis e 11 meses, sendo que será feito o lançamento de uma nova linha de bilhetes do Tesouro a 12 meses no leilão a realizar a 18 de Novembro. O último leilão de curto prazo irá acontecer a 16 de Dezembro, refere o IGCP.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI