Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP regressa aos mercados na próxima semana em sinal de confiança sobre a DBRS

A entidade que gere o crédito público anunciou a operação antes de ser divulgada a decisão da DBRS. As agências de "rating" têm que comunicar a sua decisão à entidade visada com 24 horas de antecedência.

Miguel Baltazar/Negócios
Rui Barroso ruibarroso@negocios.pt 21 de Outubro de 2016 às 17:12
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

O Tesouro regressa ao mercado de dívida de médio e longo prazo na próxima semana. A agência que gere o crédito público, o IGCP, anunciou esta sexta-feira, 21 de Outubro, a realização de um leilão de obrigações do Tesouro a cinco anos para a próxima quarta-feira. Planeia emitir entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.

 

Os analistas do Commerzbank já tinham levantado a hipótese de Portugal ir ao mercado na próxima semana. Isto porque o Tesouro tem acesso à decisão da DBRS sobre o rating da República (prevista para esta sexta-feira) 24 horas antes de esta ser divulgada.

"O IGCP terá informação privilegiada 24 horas antes do público", referiam os analistas do Commerzbank. Anteviam que, caso a decisão fosse favorável, o Estado poderia agendar um leilão de obrigações do Tesouro.

 

A operação de financiamento da próxima quarta-feira será uma das últimas do ano. Nas linhas de actuação para o quarto trimestre, divulgadas no início do mês, o IGCP apontava para a realização "de um a dois leilões de OT, sendo esperadas colocações de 750 a 1000 milhões de euros por leilão".


(Notícia actualizada às 17:20 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Portugal DBRS política política (geral) dívida IGCP
Outras Notícias