Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s corta rating da Grécia para oitavo nível de lixo

A agência de notação financeira diz que a decisão se deve à elevada incerteza quanto à capacidade de o governo helénico chegar a acordo com os seus credores internacionais.

Bloomberg
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 30 de Abril de 2015 às 01:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

A Moody’s baixou a classificação da dívida soberana de longo prazo da Grécia, de Caa1 para Caa2. Está assim, agora, no oitavo nível do chamado lixo (categoria especulativa).

 

A dívida soberana helénica está, então, no penúltimo nível da categoria de elevado risco de incumprimento (ou seja, a capacidade de reembolso da dívida depende de condições favoráveis e sustentáveis). O último nível desta categoria é o Caa3 e no seguinte já se considera que o país entrou em "default".

 

A agência justifica este corte com a elevada incerteza sobre se o governo grego conseguirá ou não chegar a acordo com os credores oficiais a tempo de honrar o pagamento dos reembolsos devidos.

 

Refere ainda, no seu relatório apresentado na noite de quarta-feira, que a economia grega se depara com severos condicionalismos em matéria de liquidez.

 

Quanto ao "outlook", é negativo, o que significa que a Moody’s pode não ficar por aqui, colocando assim a possibilidade de descer ainda mais a classificação da Grécia.

 

Em Agosto do ano passado, a agência tinha subido o rating grego em dois níveis, Caa3 para Caa1, com perspectiva estável. Depois disso, com a incerteza em torno dos pagamentos aos credores, já tinha entretanto cortado em um nível a notação da dívida soberana helénica, tendo agora cortado em mais outro nível e regressando assim à posição onde estava em pleno Verão de 2014.

Ver comentários
Saber mais Moody's Grécia
Mais lidas
Outras Notícias