Obrigações Produtos financeiros do ex-BESI com dívida da PT liquidados a 1 de Agosto

Produtos financeiros do ex-BESI com dívida da PT liquidados a 1 de Agosto

Os produtos estruturados montados pelo antigo BESI terão vencimento antecipado na próxima segunda-feira. A entidade não revela valores.
Produtos financeiros do ex-BESI com dívida da PT liquidados a 1 de Agosto
Bloomberg
Rui Barroso 29 de julho de 2016 às 18:07

O Haitong (antigo BESI) informou o Novo Banco que 17 produtos complexos que têm como um dos activos base obrigações da antiga Portugal Telecom serão pagos antecipadamente a 1 de Agosto. Este reembolso ocorre após a Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) ter considerado que o pedido de recuperação judicial da Oi, entidade que garante as obrigações da antiga PT, constituir um evento de crédito.

A maior parte destes produtos trará perdas aos investidores, que dependerão das características de cada um desses instrumentos. No entanto o comunicado divulgado à CMVM pelo Novo Banco, a informar da notificação que recebeu do Haitong em relação a estes produtos, não menciona o valor dos reembolsos. Informa apenas que "os titulares dos produtos financeiros complexos identificados poderão contactar o Novo Banco através dos meios habituais, a fim de verificar quais as condições aplicáveis ao seu produto".

O valor do reembolso irá variar de produto para produto. Por exemplo, os detentores de "credit linked notes" que têm apenas obrigações da antiga PT como activo subjacente perdem mais de 80%. Esse tipo de produtos pagarão um valor equivalente a 20% do valor nominal dos títulos, preço que foi definido num leilão da ISDA, em que dez bancos internacionais tentaram chegar a uma indicação do valor a recuperar com a dívida da antiga PT. A esse montante do reembolso serão ainda deduzidos os custos com a desmontagem desses instrumentos.

No entanto, existem também "credit linked notes" em que além de obrigações da antiga PT estão incluídos títulos de outras cotadas como activo base. Nesses casos, poderá haver um corte correspondente ao valor que as obrigações da ex-PT tinham nesses cabazes. No entanto, pode haver produtos em que apesar do incumprimento da Oi tenham como uma das condições não infligirem perdas após uma das entidades ter sido alvo de um evento de crédito.

A Deco Proteste já havia aconselhado aos detentores destes produtos estruturados a "verificar a documentação do produto, porque as consequências de um evento de crédito na PTIF não serão iguais para todos".

Além do BESI, também o Deutsche Bank montou produtos deste tipo, tendo previsto reembolsar um desses instrumentos a 3 de Agosto. 

São estes os produtos que serão pagos antecipadamente: 





pub

Marketing Automation certified by E-GOI