Obrigações REN avança com recompra de dívida

REN avança com recompra de dívida

A empresa liderada por Rodrigo Costa propõe-se a recomprar até 300 milhões de euros em obrigações. Uma operação que tem como objectivo final poupar na factura com os juros.
REN avança com recompra de dívida
Miguel Baltazar
André Tanque Jesus 16 de maio de 2016 às 11:16

A REN anunciou esta segunda-feira, 16 de Maio, que irá avançar com a recompra de duas linhas de obrigações da empresa. Em causa estão títulos com vencimento em 2018 e 2020, cujo montante no mercado ascende, actualmente, a 700 milhões de euros. Com a justificação de que tem por base a gestão da dívida da empresa, esta revela que investirá, no entanto, apenas 300 milhões na operação.

"A REN vem, pelo presente, informar o mercado e o público em geral que mandatou a Société Générale para convidar os detentores das obrigações seguidamente identificadas, emitidas ao abrigo do € 5,000,000,000 Euro Medium Term Note Programme, a trocá-las por dinheiro", revelou a REN em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A cotada nacional acrescenta ainda que a recompra de títulos está limitada a investidores qualificados e que, no máximo, investirá 300 milhões de euros na operação.

Em causa estão obrigações com maturidades em 2018 e 2020 e com taxas de cupão de, respectivamente, 4,125% e 4,75%. Valores que estão significativamente acima das taxas de juro que os títulos registam actualmente no mercado. A "yield" das obrigações que vencem em 2018 está a cair esta segunda-feira 18,6 pontos base para 1,94%, ao passo que a taxa de juro dos títulos mais longos cai 13,5 pontos para 0,989%.

Condições financeiras atractivas que justificam a operação da empresa liderada por Rodrigo Costa (na foto). A empresa explica apenas em comunicado que "a operação enquadra-se no âmbito da gestão das responsabilidades e estrutura de capital do grupo REN". Uma gestão activa da dívida, que tem como objectivo final poupar na factura com os juros.


(Notícia actualizada às 12:50, suprimindo o último parágrafo sobre a emissão de dívida, por esta não se verificar)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI