Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Santander Totta obtém 750 milhões em obrigações hipotecárias

A emissão de dívida do banco português atrai mais de 60 investidores, permitindo-lhe baixar significativamente a taxa a pagar nesta operação de financiamento.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 19 de Outubro de 2015 às 13:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Santander Totta obteve um financiamento de 750 milhões de euros através de obrigações garantidas por créditos hipotecários. Nestes títulos, a cinco anos, aceitou pagar uma taxa em torno de 0,875%, abaixo do custo suportado em operações idênticas realizadas durante o ano passado.

"A emissão, que envolveu mais de 60 investidores, incluindo bancos centrais fora da Zona Euro, viu a procura exceder a oferta", disse o banco, sem revelar contudo o montante total das ofertas apresentadas nesta operação de financiamento que permitirá à instituição liderada por António Vieira Monteiro conceder mais crédito para a compra de casa.


Esta procura superior à oferta permitiu ao Santander Totta obter financiamento com um "spread" de 55 pontos base acima do indexante para a maturidade da operação, neste caso a taxa "swap" a cinco anos que, neste caso, estava a 0,325%. Ou seja, o custo total deverá rondar os 0,875%. A República portuguesa, no mesmo prazo, tem taxas de 1,17%.


Este resultado permitiu "que na operação de hoje, face às emissões de 2014 em obrigações hipotecárias a cinco anos, o Banco Santander Totta tivesse reduzido o ‘spread’ em mais de 30 pontos base", nota a instituição financeira que tem visto o seu "rating" revisto em alta por parte da Moody’s, DBRS e Fitch.

Ver comentários
Saber mais Santander Totta António Vieira Monteiro obrigações juros taxas dívida
Outras Notícias