Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P sobe rating soberano da Grécia

A agência de notação financeira elevou em dois níveis classificação da dívida soberana de longo prazo da Grécia, a reflectir a melhoria das perspectivas em matéria de liquidez. O 'outlook' também melhorou, de negativo para estável.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 21 de Julho de 2015 às 19:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Standard & Poor’s subiu o rating da Grécia, de CCC- para CCC+, ou seja do nono para o sétimo nível do chamado "lixo" (categoria em que o investimento é considerado especulativo).

A justificar a decisão está a perspectiva de uma melhoria da liquidez da Grécia, depois de na semana passada ter sido acordado a Atenas um financiamento-ponte de três meses, no valor de 7,16 mil milhões de euros, que já lhe permitiu reembolsar ontem o FMI e o BCE, e de estar aberto o caminho à negociação de um terceiro pacote de resgate para três anos.

 

Neste patamar de CCC+, a agência considera que há ainda um elevado risco de incumprimento e que a capacidade de pagamento depende de condições favoráveis e sustentáveis.

 
Quanto ao 'outlook', a agência melhorou-o de 'negativo' para 'estável', retirando assim a ameaça de em breve poder vir a baixar o rating.

A S&P estima uma contracção de 3% da economia grega este ano. Além disso, considera que a possibilidade de a Grécia sair da Zona Euro ainda é elevada, mas já é de menos de 50%.



(notícia actualizada às 19h46)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's Grécia rating
Outras Notícias