Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tesouro procura até mil milhões em dupla emissão de obrigações

Quase dois meses depois da última emissão de obrigações, o instituto liderado por Cristina Casalinho está de regresso ao mercado. O montante a angariar é reduzido e, para isso, o IGCP vai utilizar títulos a cinco e dez anos.

Pedro Elias/Negócios
André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 26 de Agosto de 2016 às 16:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar um duplo leilão de obrigações do Tesouro (OT) na próxima quarta-feira, 31 de Agosto. O objectivo é angariar até mil milhões de euros com o recurso a títulos a cinco e dez anos. Esta será a sexta colocação de dívida de médio e longo prazo em 2016, sem a ajuda de um sindicato bancário.

"O IGCP vai realizar no próximo dia 31 de Agosto, pelas 10:30, dois leilões das linhas de OT com maturidade em Abril de 2021 e em Julho de 2026", revelou o instituto liderado por Cristina Casalinho (na foto). Uma dupla operação para a qual o Tesouro definiu "um montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros".

Este será o sexto leilão de obrigações do Tesouro em 2016, através dos quais o IGCP já angariou um total de 6,1 mil milhões de euros. A última vez que Portugal se financiou a dez anos foi em Julho, tendo colocado 584 milhões de euros a uma taxa de juro de 3,093%. Já a mais recente colocação de dívida a cinco anos foi em Junho, com o Tesouro a emitir 600 milhões a uma taxa de 1,843%.

Este anúncio surge numa semana em que o Governo revelou o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Um conjunto de operações, entre as quais está uma injecção directa de 2,7 mil milhões de euros pelo Estado. O que, a concretizar-se, obrigará o instituto liderado por Cristina Casalinho a rever os planos de financiamento para 2016. Em cima da mesa estará uma possível redução dos reembolsos ao FMI, uma maior utilização da almofada financeira e mais emissões de dívida.


(Notícia actualizada às 16:59, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais IGCP Tesouro Cristina Casalinho obrigações do Tesouro leilão Portugal taxas de juro obrigações dívida mercados
Mais lidas
Outras Notícias