O que é a Euribor?

Jornal de Negócios
pub
Negócios 16 de fevereiro de 2009 às 18:13

O que é a Euribor?
A Euribor é uma taxa elaborada com base na média de juros cobrada pelos bancos na Zona Euro entre si para se financiarem. Ou seja, funciona como uma taxa interbancária. Além desta função, a Euribor é também o indexante mais recorrente no crédito à habitação em Portugal.
Quando é que é determinada?
As taxas Euribor são fixadas uma vez por dia, por volta das 10h, hora de Lisboa. E são publicadas as taxas para os vários prazos.
Como é fixada?
A Euribor é definida pela negociação feita entre um painel de bancos. Actualmente são 26 o número de instituições financeiras, entre as quais a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os bancos negoceiam os juros cobrados entre si para se financiarem entre eles. Os cálculos têm por base a média dos juros contratados entre os bancos. Para chegar à média são eliminadas 15% das taxas mais altas e mais baixas. O valor total é posteriormente arredondado a três décimas.
Euribor e taxas de juro da Zona Euro
Regra geral, as taxas Euribor costumam acompanhar a taxa de referência praticada pelo Banco Central Europeu (BCE). Contudo, na actual conjuntura de grande incerteza e instabilidade estas taxas têm-se afastado. Isto porque as Euribor funcionam como taxas interbancárias. Como os bancos que precisam de empréstimos são em maior número do que os que têm liquidez para oferecer e como o risco associado a estes créditos aumentou, os juros cobrados entre os bancos cresceram. E esta evolução está a impulsionar as Euribor.
Relação da Euribor com os consumidores
As taxas Euribor são os indexantes mais recorrentes nos empréstimos à habitação em Portugal e por isso quando estas taxas caem o custo dos crédito diminuiu, quando aumentam os encargos sobem. Mesmo no caso dos contratos serem indexados a uma taxa fixa, a evolução da Euribor condiciona o valor dos juros cobrados à partida. No caso dos depósitos, a remuneração destes também tende a reflectir a evolução destas taxas.

pub