Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Áustria ameaça não participar no resgate da Grécia

Áustria considera que a Grécia não está a cumprir com os seus compromissos orçamentais e ameaça não entrar com os 190 milhões de euros da parte que lhe compete para a tranche de ajuda que Atenas deverá receber em Dezembro. Bolsas deslizam. Juros disparam.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 16 de Novembro de 2010 às 16:05
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
O ministro austríaco das Finanças, Josef Pröll, afirmou hoje que a Grécia não cumpriu o prometido em matéria de recuperação das suas finanças públicas, acrescentando que a Áustria poderá não pagar a sua parte da ajuda ao Estado helénico, avança a agência noticiosa francesa AFP.

Os desenvolvimentos sobre as metas definidas por Atenas “não nos dá qualquer razão para aprovar a tranche de Dezembro”, declarou Pröll.

Os Credit Default Swaps (CDS) sobre a Grécia estão a reagir a estas declarações, liderando a subida dos custos dos seguros da dívida pública na Europa, refere a Bloomberg.

Os CDS sobre a dívida grega dispararam 86 pontos base, para 944, o valor mais alto desde 29 de Junho, sublinha a mesma fonte, citando dados da CMA.

“Talvez seja apenas uma postura política, mas foi o suficiente para provocar algum pânico”, comentou à Bloomberg um estratega da Miller Tabak & Co., Peter Boockvar.

As bolsas na Europa estão a intensificar as quedas devido a esta notícia, numa sessão que já abriu no vermelho devido aos receios em torno da situação irlandesa.

Os principais índices bolsistas europeus estão a cair entre 1,32% (o alemão DAX e o grego FTSE/ASE) e 2,21% (o francês CAC).

Os juros da dívida grega voltaram a disparar, num dia em que a Irlanda surgiu como o centro das atenções com muitas notícias a apontarem para o resgate do país.

Ver comentários
Saber mais Grécia Áustria resgate
Outras Notícias