Taxas de juro Emissão de obrigações da EDP eleita a melhor da Europa

Emissão de obrigações da EDP eleita a melhor da Europa

A operação que marcou o regresso das empresas portuguesas ao mercado internacional de dívida foi eleita a melhor emissão em euros pela International Financing Review.
Emissão de obrigações da EDP eleita a melhor da Europa
André Veríssimo 18 de dezembro de 2012 às 17:44

Foi a 14 de Setembro que a eléctrica conseguiu colocar com sucesso a primeira emissão internacional de uma empresa portuguesa em 20 meses, depois do aumento da percepção de risco do País ter fechado o mercado.

 

A EDP emitiu 750 milhões de euros em obrigações com maturidade de cinco anos. O cupão de 5,75% atraiu uma forte procura, que excedeu em 10 vezes a oferta.

 

A operação foi agora distinguida como a melhor emissão em euros, pela International Financing Review, uma publicação da Thomson Reuters que atribui anualmente prémios em cerca de 80 categorias diferentes, desde a emissão de dívida, a acções e derivados. A EDP foi a primeira empresa portuguesa a receber esta distinção.

 

O bancos gestores da operação foram o Barclays, o BNP Paribas, o Crédit Suisse, o ING, o Mizuho Financial Group, o Société Générale, o Espírito Santo Investiment Bank e o Millennium BCP.

 

A emissão agora premiada, que abriu caminho para que empresas como a Portugal Telecom, a Brisa e o BES também regressassem ao mercado, continua a atrair forte procura. Os títulos valorizaram cerca de 6% desde a estreia, com a taxa implícita a recuar dos 5,875% iniciais para 4,198%.

 

A International Financing Review distinguiu o BNP Paribas como o “Banco do ano”. O Deutsche Bank foi considerado o melhor banco de investimento na emissão de acções e obrigações.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI