Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor um mês volta a estar abaixo de 1%

As taxas interbancárias voltaram a registar quedas na generalidade dos prazos, prolongando a tendência de descida que se regista desde o início de Dezembro.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 03 de Janeiro de 2012 às 10:53
  • Partilhar artigo
  • ...
A Euribor a três meses declinou um ponto base para 1,333%, naquela que é a nona queda consecutiva. A taxa de um mês também recuou pela nova vez seguida e desceu 1,7 pontos base para 0,988%, voltando abaixo do nível de 1% pela primeira vez desde Abril do ano passado.

A Euribor a seis meses recua 0,8 pontos base para 1,598% e, no prazo de nove meses, a queda é de 0,7 pontos base para 1,77%.

A generalidade das taxas interbancárias encontra-se em mínimos de Abril do ano passado, com excepção para a taxa de 12 meses, que fixa um mínimo do final do mês de Março. A Euribor a 12 meses caiu 0,7 pontos base para 1,930%.

A taxa que os bancos exigem para emprestar dinheiro uns aos outros encontram-se a um prémio elevado, em termos históricos, face à taxa de juro de 1%, que serve referência para a Zona Euro.

O Banco Central Europeu desceu esta taxa no início de Dezembro, naquele que foi um vários esforços da autoridade monetária para reduzir os custos de financiamento da banca da região. Os receios de contágio do risco da dívida têm levado os bancos a evitar financiar-se mutuamente e levou o montante dos depósitos realizados junto do BCE para níveis recorde.

Ver comentários
Saber mais Euribor mercado interbancário bolsa economia Europa
Outras Notícias