Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Machete vai Madrid falar da Europa e talvez também das Selvagens

O diferendo entre os dois países relativamente à questão das ilhas Selvagens "poderá ser abordado", mas segundo a fonte do MNE não é tema da agenda.

Sérgio Lemos/Correio da Manhã
Negócios com Lusa 10 de Setembro de 2013 às 18:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

Depois de Estrasburgo e de Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, desloca-se nesta quinta-feira a Madrid para encontros com o homólogo espanhol com quem "poderá abordar" o diferendo sobre as ilhas Selvagens, disse à agência Lusa fonte oficial.

 

Fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros disse que a deslocação de Rui Machete a Madrid servirá para abordar com o homólogo espanhol, José Manuel Margallo, questões europeias, nomeadamente as eleições do próximo ano para o Parlamento Europeu (PE) e o aprofundamento da união económica e monetária. 

 

Em cima da mesa estará ainda, segundo a mesma fonte, o desenvolvimento das interconexões da Península Ibérica à Europa.

 

O diferendo entre os dois países relativamente à questão das ilhas Selvagens "poderá ser abordado", mas segundo a fonte do MNE não é tema de discussão. 

 

Além do encontro com o homólogo espanhol, Machete será também recebido pelo Rei Juan Carlos, no Palácio da Zarzuela.

 

O chefe da diplomacia portuguesa disse a 2 de Setembro que Portugal encaminharia "em breve" para as Nações Unidas um documento para reafirmar o direito de Portugal alargar a sua jurisdição em águas à volta das Ilhas Selvagens.

 

A reacção portuguesa surgiu depois de Espanha ter voltado a contestar junto das Nações Unidas a pretensão de Portugal de alargar a sua Zona Económica Exclusiva de 200 para 350 milhas com base na jurisdição sobre as Ilhas Selvagens.

 

Espanha alega que as Selvagens não podem ser consideradas "ilhas", mas "rochedos", o que significaria uma redução substancial da Zona Económica Exclusiva de Portugal.

 

"É uma questão jurídica que será discutida a propósito da Convenção do Direito do Mar [das Nações Unidas]. Não é uma discussão bilateral entre Portugal e Espanha", disse Rui Machete na altura.

 

No final de Agosto, o Diário de Notícias divulgou uma carta enviada a 5 de Julho pela missão da Espanha junto das Nações Unidas que dava conta de Governo espanhol "não aceita que as Ilhas Selvagens venham a gerir de alguma maneira uma zona económica exclusiva".

 

Confrontado hoje pela agência Lusa com esta questão, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol manifestou surpresa.

 

"É a primeira notícia que ouço sobre isso esta manhã. E dormi suficientemente pouco para não conseguir agora reflectir sobre isso", disse, questionado pela Lusa sobre a carta remetida por Espanha à ONU relativa à soberania das Selvagens.

 

Ver comentários
Saber mais Machete Madrid Europa Selvagens
Outras Notícias