Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: Há "espaço para optimismo" no programa de Portugal

Agência de "rating" diz que "é demasiado cedo para cantar sucesso na consolidação orçamental em Portugal. Mas "as estatísticas do primeiro trimestre mostram que o programa continua no bom caminho e há espaço para optimismo".

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 11:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
Na análise aos dados da execução orçamental, divulgados na quarta-feira, a agência Moody’s diz que a evolução orçamental suplantou as orientações da troika. O que "é um bom indicador de que será aprovada a próxima tranche financeira".

A notícia é "positiva para o crédito de Portugal e para os seus credores, já que a nova tranche – de quatro mil milhões de euros – vai ajudar Portugal a pagar juros e reembolsar dívida pública", escreve a agência.

A Moody’s, que abre o seu relatório semanal com uma análise intitulada "Resultados orçamentais de Portugal superam objectivos do programa, positivo para o crédito", mantém perspectiva "negativa" sobre o "rating" de Portugal, que é de Ba3, em território especulativo (lixo).

"Um pouco mais próximo da melhoria da confiança do mercado"

"É demasiado cedo para cantar sucesso na consolidação orçamental" de Portugal, o processo vai levar vários anos, o que é sinalizado pelo aumento dos níveis de desemprego", escreve a Moody’s. "Ainda assim, as estatísticas mostram que o programa continua no bom caminho e que há espaço para optimismo."

A agência salienta que se deu um aumento homólogo de 2,8% nas receitas com impostos directos, apesar de o desemprego ter subido para o máximo histórico de 14,9%. Isto enquanto o PIB caiu a uma taxa anualizada de menos de 1%, contra uma contracção de quase 5% no quarto trimestre. "Uma contracção muito menor do que a registada em países como Itália e Espanha."

"Além disso, com o levantamento de depósitos a afectarem outros países da Zona Euro, especialmente a Grécia, os depósitos em Portugal continuam a subir", nota a Moody’s.

Se estas tendências se mantiverem, diz a agência, "especialmente neste contexto de ressurgimento da turbulência nos mercados, esta notícia coloca Portugal um pouco mais próximo da melhoria da confiança do mercado".
Ver comentários
Saber mais Moody's Portugal execução orçamental Weekly Credit Outlook
Outras Notícias