Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses reforçam aposta nos Certificados do Tesouro em Agosto

Os certificados conquistaram 180 milhões de euros no último mês, resultado para o qual contribuiu decisivamente o elevado montante investido nos CTPM. Captaram um máximo desde o recorde de Janeiro.

Bruno Simão/Negócios
Paulo Moutinho 21 de Setembro de 2015 às 11:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

Os certificados estão a captar mais investimento, mas uns mais do que outros. Enquanto os de aforro registam saldos positivos essencialmente à custa do efeito de capitalização, os do Tesouro apresentam entradas de dinheiro cada vez mais expressivas. O montante aplicado pelas famílias portuguesas nos CTPM disparou em Agosto. Foi o mais elevado desde o recorde atingido em Janeiro.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, em Agosto entraram 180 milhões de euros nos produtos de poupança do Estado, acima (18,4%) dos 152 milhões registados em Julho. O grosso deste montante foi, como vem sendo, captado pelos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM). Enquanto os de aforro registaram um saldo líquido de 16 milhões, os CTPM captaram 164 milhões.


Os CTPM têm vindo a registar um crescimento acentuado na captação de poupanças, apesar do corte das taxas implementado pelo Executivo a partir de Fevereiro. Em Junho tinham entrado 90 milhões, valor que acelerou para 132 milhões de euros em Julho, crescendo mais 24% no mês passado. Entraram 164 milhões, o valor mais elevado desde os 1.472 milhões observados em Janeiro.


Com o crescimento da aposta nos últimos meses, os CTPM elevaram para 2.171 milhões de euros o montante captado no acumulado deste ano, quase 3,7 vezes mais do que os 589 milhões de euros conquistados pelos certificados de aforro no mesmo período. E enquanto os CTPM já arrasaram com a meta do Governo para este ano, os de aforro estão bastante aquém dos 1.500 milhões estimados para 2015.

Ver comentários
Saber mais certificados aforro tesouro investimento poupança juros depósitos bancos
Outras Notícias