Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bank of America: Programa cautelar fará baixar juros da dívida portuguesa

O banco norte-americano recomenda aos clientes a compra de dívida pública portuguesa em prazos longos, confiante de que os juros vão baixar se Portugal obtiver um programa cautelar que facilite o regresso aos mercados.

Bloomberg
Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 22 de Outubro de 2013 às 11:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

O Bank of America Merrill Lynch vê espaço para uma continuação do alívio dos juros da dívida portuguesa caso aumentem as probabilidades de que o país obtenha um programa cautelar. Esse cenário foi admitido segunda-feira pelo ministro da Economia, António Pires de Lima.

 

Os juros da dívida portuguesa têm estado em queda, descendo no prazo a 10 anos de quase 7,5% em meados de Setembro para os actuais 6,17%.

 

O banco diz que Portugal terá provavelmente de pedir uma linha cautelar junto do Mecanismo Europeu de Estabilidade, ou um segundo resgate. O cenário ideal, diz o Bank of America, é uma linha de crédito com condições reforçadas, uma situação onde o País tem acesso ao mercado mas conta com a possibilidade de assistência por parte do fundo caso seja necessário. As condições reforçadas pressupõem um grau de acompanhamento maior do que a versão mais básica dos programas cautelares previstos pela Europa.

 

Para que Portugal tenha a linha cautelar, a situação económica e também política têm de manter-se estáveis ou o apetite pelo risco aumentar, o que asseguraria que Portugal dispõe de acesso ao mercado de dívida.

 

Neste cenário, o banco recomenda aos investidores a compra de títulos de dívida portuguesa com maturidade em 2020.

Ver comentários
Saber mais Portugal dívida Bank of America programa cautelar
Mais lidas
Outras Notícias