Fotogalerias
Carro desportivo português gasta um euro aos 100 quilómetros
05.02.2012
Com o protótipo terminado, a VE, empresa de veículos eléctricos que conjuntamente com o ISEL desenvolveu a investigação, espera ter o automóvel nas estradas em 2013. Os "motores" estão colocados na exportação, e já há contratos celebrados para a venda em Espanha.

"Já existem compromissos firmados em Espanha, e há vontade de ambas as partes para prosseguir a parceria com o nosso contacto em Barcelona", disse ao Negócios João Oliveira, responsável da VE e que desenvolveu o protótipo série 1, que terá um "upgrade" a ser apresentado no segundo semestre deste ano. Nessa altura, o Veeco já estará disponível para ser testado em estrada. Além de Espanha, há outros mercados em estudo.

Durante a apresentação do protótipo no Casino de Lisboa, João Oliveira frisou que a VE é "um pequeno produtor de veículos", mas que já há contactos com "industriais europeus" para a produção em série do carro desportivo "made in Portugal" e ganhar escala. Oliveira não quis avançar um valor de venda, escudando-se nas alterações no interior do veículo que vão ocorrer no segundo protótipo. A viatura desportiva deve, numa primeira fase, ter uma produção anual de 200 unidades.

A autonomia deste carro será entre 200 e 400 quilómetros, estando esse valor dependente do "pack" de baterias a ser usado pelo condutor. As baterias de lítio de fosfato com capacidades entre os 16 e os 48 kw/h, que o responsável da VE defendeu serem as melhores no que respeita à segurança, vão condicionar essa performance.

João Oliveira garantiu ainda que o automóvel pode fazer um consumo de um euro aos 100 quilómetros, caso o carro esteja apetrechado com uma bateria de 16kw/h e for recarregado durante a noite, utilizando o tarifário bi-horário.

O Veeco é um "reverse trike" (tem duas rodas à frente, direccionais, e uma na traseira, maior) que vai atingir os 160km/h. Com 800 quilos, acelera até aos 100km/h em oito segundos. A investigação de que resultou este protótipo custou 1,7 milhões de euros.


Marketing Automation certified by E-GOI