Outros sites Cofina
Notícia

CGD oferece vantagens às melhores PME

Com a missão de dinamizar a economia, a oferta Caixa PME Líder propõe-se estimular o desempenho das melhores empresas nacionais.

26 de Fevereiro de 2016 às 10:00
  • ...

Fácil, não é. Porque os critérios são apertados. Ainda assim, recentemente, 1509 pequenas e médias empresas nacionais foram distinguidas com o galardão PME Excelência, um estatuto atribuído pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) e pelo Turismo de Portugal.

O número desceu das 1845 distinguidas no ano passado. Mas o volume de negócios das galardoadas no Europarque, em Santa Maria da Feira, cresceu dos 6,9 para 7,8 mil milhões de euros. E o seu volume médio de exportações aumentou em quase 20 por cento.

Se alcançar o selo de PME Excelência obriga a requisitos exigentes – entre as PME Líder são escolhidas as que estão nos três primeiros níveis de rating do Sistema de Garantia Mútua e têm uma autonomia financeira maior ou igual a 35 por cento –, todas estas empresas têm normalmente a oportunidade de aceder a produtos e serviços bancários em condições vantajosas.

É o caso da oferta Caixa PME Líder, um produto da Caixa Geral de Depósitos destinado a potenciar os negócios das PME Líder e PME Excelência, que beneficia já cerca de 1700 empresas.

Com recursos a prazo ou à ordem de valor igual ou superior a 10 mil euros ou um volume de negócios de, no mínimo, 100 mil euros, as PME com estatuto Líder ou Excelência têm ao dispor condições ímpares para novas operações de crédito.

A todas as empresas com um mínimo de 4 produtos da oferta Caixa PME Líder (sendo, pelo menos um, o plafond multiusos contratado ou o cartão Caixaworks) permitem-se reduções do spread a 12 meses em 100 pontos base (um ponto base equivale a 0,01 por cento) e de 85 pontos base para operações de médio e longo prazo. Estas duas vantagens têm vindo a cativar os empresários.

O recurso ao leasing beneficia também de um abatimento de 50 por cento na comissão de estudo e montagem das operações, a par de condições especiais de remuneração de aplicações financeiras.

Além das soluções de financiamento, a gestão corrente das empresas é também tida em conta com a redução da mensalidade e da tarifa de serviço de cliente nos terminais de pagamento (TPA) da netcaixa.

Sendo os estatutos PME Líder e Excelência particularmente relevantes para empresas exportadoras e com ambição internacional, por serem uma garantia de solidez e idoneidade, como é afirmado pelo IAPMEI, as empresas aderentes à oferta Caixa PME Líder da CGD dispõem também do acesso a apoio financeiro público, financiamentos com garantia mútua, consultoria especializada e certificação de contas em condições preferenciais.

Mais notícias