Caixa Empresas Grupo Caixa reforça apoio ao empreendedorismo

Grupo Caixa reforça apoio ao empreendedorismo

A Caixa Capital fechou duas novas parcerias no âmbito da sua estratégia de investimento para dinamização do empreendedorismo e da inovação
Grupo Caixa reforça apoio ao empreendedorismo

A associação da Caixa Capital ao Programa de Aceleração de Negócios do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) garantirá um financiamento de 50 mil euros a um dos projetos da edição 2015 do seu Programa de Aceleração inRes.

 

Este programa de aceleração com a Carnegie Mellon, uma das mais prestigiadas universidades dos EUA na área da TIC, destina-se a empreendedores com projetos na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e inclui uma primeira fase de preparação e formação, em Portugal, seguida de dois meses de imersão no campus da Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh, nos EUA.

 

A segunda parceria foi fechada com a Startup Braga, um hub de inovação para apoio à criação e ao desenvolvimento de novos projetos com elevado potencial nos mercados internacionais nas áreas do mobile, e-commerce, das tecnologias médicas e da nanotecnologia. A Caixa Capital garantirá um investimento de 100 mil euros à start-up mais promissora do programa de aceleração Startup Braga in Partnership with Microsoft Ventures/2015.

 

Desde o seu arranque, há oito anos, o programa CMU Portugal já impulsionou a criação de 10 start-ups, em parceria com universidades, laboratórios de investigação e empresas portuguesas. As candidaturas à edição 2015 do inRes estão abertas até 8 de maio.

 

Na primeira edição do programa de aceleração da Startup Braga in Partnership with Microsoft Ventures, em 2014, as sete equipas participantes obtiveram mais de 1,7 milhões de euros de financiamento, mesmo antes do dia de demonstração. O kick-off do seu II Programa de Aceleração ocorre já a 21 de abril. Qualquer dos projetos, a selecionar pelos Programas de Aceleração, poderá aceder ao investimento adicional de 100 mil euros, a atribuir no âmbito do Ciclo "Caixa Empreender Award" (veja o artigo Projectos empreendedores com aposta no futuro), da Caixa Capital e que já integra as parcerias da Beta I; BGI e CoHitec.

 

De acordo com Stephan Morais, administrador da Caixa Capital, o Caixa Empreender Award "pretende celebrar o que de melhor se faz a nível nacional na fase seed das empresas, com a parceria das melhores aceleradoras e incubadoras que convidamos a participar". E prossegue, "o nosso apoio visa ajudar as empresas a prepararem-se para rondas futuras de investimento".

 

Saiba mais sobre os novos parceiros da Caixa Capital em www.cmuportugal.org e www.investbraga.com/startup/.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI