Outros sites Cofina
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Pequeno produtor de vinhos gigantes

Quinta do Regueiro foi um sonho tornado realidade. No final do ano, uma sala de provas e uma loja vão enriquecer ainda mais o projeto.

03 de Maio de 2021 às 08:57

Em 1988, o produtor de vinho Quinta do Regueiro plantou os primeiros 0,3 hectares (ha) de vinha 100% Alvarinho, na localidade de Coto, Melgaço. Após anos de aprendizagem e crescimento, em 1999 foi registada a marca Quinta do Regueiro e lançada no mercado a primeira colheita. Este passo foi dado pelo filho dos proprietários, Paulo Cerdeira Rodrigues, que realiza o sonho de ser produtor de vinhos.

 

Em 2007, é criada a empresa Quinta do Regueiro – produtor de Alvarinho Lda., uma sociedade com os pais e a irmã, que hoje reúne um conjunto de pequenas parcelas em socalco, ocupando uma área de 6 ha de vinha (3 ha de vinha própria e 3 ha de vinha arrendada). A empresa produz anualmente 170.000 garrafas – Quinta do Regueiro, Secreto e Foral de Melgaço – para o mercado nacional e externo.

 

Os vinhos da casta Alvarinho produzidos pela Quinta do Regueiro distinguem-se pela sua unicidade e características singulares. Fruto de um terroir único, com propriedades raras de mineralidade, as vinhas em altitude, plantadas em solos graníticos, resultam em vinhos com acidez vincada e uma longevidade em garrafa fora do comum. Todos os anos 1.500 litros de vinho ficam a estagiar oito a dez anos, seguindo a máxima de dar tempo ao tempo, que é o segredo para fazer de bons vinhos, vinhos gigantes.

 

Entre os vinhos Quinta do Regueiro, encontram-se o Quinta do Regueiro Reserva 100% Alvarinho, o Regueiro Alvarinho/Trajadura, o Primitivo (vinhas velhas), o Barricas. Hoje, inclui outras duas gamas: o Foral de Melgaço e o Secreto. E é bom não esquecer o espumante bruto.

 

No final do ano, junto à adega, uma sala de provas e uma loja vão complementar o projeto de enoturismo – já existente por marcação – aproximando clientes e amigos da empresa e do seu pequeno grande projeto em que trabalham apenas quatro pessoas, a família Quinta do Regueiro.


Prémios que se destacam apenas nos últimos anos:

. Produtor do Ano 2019 – Revista Vinho Grandes Escolhas

. Melhor Vinho Branco Nacional 2019 – Revista Vinho Grandes Escolhas

. Distinção no concurso "Os Melhores Verdes 2021":

Grande Medalha de Ouro para o Reserva Alvarinho 2013

Medalha de Ouro para o Reserva Alvarinho 2013, na categoria Colheita < 2018

Medalha de Ouro para o Reserva Alvarinho 2020, na categoria Vinho Verde Alvarinho

Mais notícias