Outros sites Cofina
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Proximidade com as empresas faz toda a diferença

Um dos segredos do sucesso da UPT é a sua relação com o tecido empresarial.

27 de Maio de 2020 às 11:40
  • ...

A Universidade Portucalense, fundada em 1986, é uma instituição de referência no panorama do ensino superior nacional. A Universidade Portucalense, ou UPT, tem neste momento seis cursos no âmbito da formação executiva e em breve irá oferecer "bastantes mais com propostas francamente inovadoras, de grande impacto e absolutamente necessárias ao enfrentar dos desafios que a atual situação coloca", começa por explicar Ferrão Filipe, vice-reitor da instituição, acrescentando: "A preocupação estratégica da UPT é continuar a intensificar a oferta, procurando inovar em termos de formatos e modelos e dinamizando cursos, nas várias áreas, desde o direito e a gestão, passando pelo marketing e pelo marketing digital, pela psicologia social, e também pelo turismo, património e hospitalidade. A componente tecnológica e digital estará sempre presente."

 

Como o objetivo é inovar, a UPT está a refletir no sistema de "blended learning", podendo rapidamente oferecer, em paralelo à oferta já existente, "minicursos e outras formatações, numa alargada área de competências." Estas supracitadas skills vão ser essenciais aos executivos para "lidar e otimizar as situações e desafios decorrentes da atual situação, alavancando a janela de oportunidade em que a atual crise se transformou, quer ao nível interno na gestão das equipas e colaboradores quer ao nível externo no relacionamento com os clientes e consumidores".

 

Estratégias que acrescentam valor à oferta

 

O que diferencia a formação executiva da UPT é estar sempre junto das empresas. Esta estratégia molda e melhora os seus programas, o que é uma mais-valia para os profissionais que os frequentam. "A proximidade com o tecido empresarial tem permitido à universidade adequar a sua oferta às necessidades identificadas junto dos players relevantes. Existe uma preocupação constante em adequar a formação que a UPT oferece às necessidades e expectativas apontadas pelos líderes."

 

Adicionalmente, a aposta na formação com uma forte componente interdisciplinar e interdepartamental também aporta valor e distingue a oferta da UPT. "Cursos trabalhando competências transversais, a vários departamentos e disciplinas, são cada vez mais uma constante porque as exigências das empresas e organizações e das relações destas com os seus clientes vão precisamente nessa direção."

 

Entre a oferta formativa, existem cursos que se destacam por terem muita procura. É o caso do MBA para Gestores de PME (ver caixa), mas não só. Em paralelo com o MBA da UPT, Ferrão Filipe destaca o Executive Master em International Manager Director, o Master em Administração e Gestão da Educação e o Master em Direito Bancário e dos Valores Mobiliários e ainda o Crash Course de Formação aplicada em Conceitos Fundamentais de Contabilidade e Demonstrações Financeiras. Para todos estes cursos encontram-se abertas as candidaturas.


MBA para Gestores de PME: um êxito

O MBA para Gestores de PME é um caso de sucesso na UPT. O professor Ferrão Filipe explica porquê: "O nosso MBA alia a componente teórica com uma forte abordagem prática, via simulações e casos reais, oferecendo um programa abrangente. O curso permite consolidar conhecimentos técnicos e desenvolver competências essenciais para o sucesso destas empresas, nomeadamente: liderança; criatividade; resolução de problemas; gestão do conflito; negociação, entre outras."

Este MBA está direcionado especificamente para as PME, desenvolvendo estudos, análises e ferramentas para apoio concreto às questões estratégicas específicas que são colocadas no seu dia a dia. Ferrão Filipe informa que os interessados poder-se-ão inscrever, sendo que a próxima edição deste MBA está agendada para iniciar em novembro de 2020.

Mais notícias