Outros sites Cofina
Notícia

Empresas com poucas regras na gestão de frotas

Num estudo realizado pelo Corporate Vehicle Observatory cerca de 57% dos gestores revelaram que nas suas empresas não estão instituídas regras de gestão ou utilização das viaturas que compõem a frota. Cabe à direcção-geral o controlo das operações.

26 de Maio de 2017 às 17:10
  • ...

As PME em Portugal têm em média sete viaturas nas suas frotas distribuídas entre ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, sendo que os modelos mais procurados são as viaturas comerciais ligeiras, as viaturas de segmento médio e os pequenos furgões. Este cenário foi construído com base nos resultados do estudo "Mobilidade nas PME Portuguesas: o que precisam as empresas para apoio ao seu negócio?", realizado pelo Corporate Vehicle Observatory, em colaboração com a consultora Nielsen Portugal, a pedido da ARVAL.

 

Com base nas respostas dos gestores inquiridos, o estudo conclui que 57% das empresas não têm regras de gestão ou utilização das suas viaturas, estando a tomada de decisões e a gestão da frota automóvel entregue ao topo da hierarquia das empresas, ou seja, na direcção-geral. Neste sentido, é possível concluir que 86% das empresas demonstram interesse pelas soluções de mobilidade para apoio ao seu negócio, mas esta necessidade parece esbarrar ainda em critérios de gestão pouco definidos quanto à tomada de decisão sobre um custo tão significativo para a estrutura da maioria das empresas deste segmento.

 

O estudo dá conta da falta de informação e esclarecimento das empresas sobre a oferta de soluções de mobilidade que sirvam as suas necessidades além do financiamento das viaturas. "Concluímos que as empresas devem procurar sair das suas zonas de conforto, ouvir e experimentar novas soluções que o mercado tenha para lhes oferecer e que as empresas especialistas em soluções de mobilidade devem também elas trabalhar mais na divulgação dos seus serviços e em aumentar a confiança dos gestores das PME na sua oferta de valor", destacam os mentores do estudo.

 

71% dos gestores ainda recorrem ao crédito.

17% das PME revelam que o motivo mais comum para aquisição de viaturas é a necessidade de aumentar a sua frota automóvel e a maioria admite ainda recorrer ao crédito e ao "leasing" para financiamento das suas frotas. 71% recorrem a crédito para compra de viaturas e consideram essa aquisição como um investimento para o negócio que tem de ser gerido pela empresa. Mais de 70% das empresas que utilizam "leasing" fazem contratos superiores a cinco anos, sendo que 49% dos gestores preferem pagar uma prestação mais baixa de financiamento sem considerar serviços.

 

Em 88% das PME, os custos com os serviços operacionais necessários ao funcionamento das viaturas são assumidos como responsabilidade da empresa. À pergunta como é feito o controlo de custos dos serviços operacionais, se estes não estão considerados no aluguer mensal, 61% das PME responderam que recorrem sempre à mesma oficina, sendo esta percentagem mais significativa a sul e no centro do país onde essa prática é validada por 74% e 69% das empresas, respectivamente. Em alternativa, uma média de 23% das organizações têm custos com uma pessoa que gere marcações com oficinas e condutores e em 17% deste universo de PME, esta gestão é feita pela direcção da empresa.

 

Falta de informação sobre modelos de financiamento

Por outro lado, 51% das empresas preferem rendas maiores que incluam serviços, no entanto, o estudo indicia que os gestores ainda estão pouco envolvidos com os modelos de aluguer operacional ("renting"), sendo que apenas 13% das PME admitem estar a utilizar esta opção de serviço para gerir as suas frotas.

 

A falta de informação parece ser uma razão para esta fraca penetração dos modelos de financiamento. Quando pensam em adquirir uma nova viatura, 65% dos gestores admitem iniciar o seu processo de aquisição por consulta a diferentes concessionários, sendo que 43% começam por contactar o banco. A pesquisa pela internet já chega a 39% destas empresas e 31% dizem iniciar o contacto com empresas de gestão de frotas.

 

Questionados sobre o conhecimento acerca dos diferentes tipos de financiamento automóvel, 90% deste universo conhece o financiamento por empréstimo/crédito junto do banco ou concessionário automóvel, e uma percentagem significativa de empresas (72%) conhece a compra a pronto pagamento e outra (69%) conhece o "leasing". Aqui notamos que apenas 53% das PME conhecem o "renting" ou aluguer operacional, sendo um facto que este desconhecimento parece ser ainda maior nos segmentos de micro e pequenas empresas e, geograficamente, que as empresas a norte e centro têm menos informação sobre o modelo de financiamento em aluguer operacional.

 

Embora o cenário não seja, para já, o mais eficiente, os resultados do estudo permitem antever a vontade de mudança, com os gestores a procurarem novas vias para alinhar a gestão das suas frotas com o negócio. As respostas obtidas são reveladoras de uma visível vontade ou necessidade de mudança, com 66% das PME a revelarem intenção de aumentar a segurança e os benefícios para os seus colaboradores. 64% das empresas querem baixar custos e 57% pretendem diminuir o tempo disponibilizado com a gestão da frota automóvel


70%
das empresas que utilizam "leasing" fazem contratos superiores a cinco anos.
 
49%
dos gestores preferem pagar uma prestação mais baixa de financiamento sem considerar serviços.

71%
recorrem a crédito para compra de viaturas e consideram essa aquisição como um investimento.

49%
dos gestores preferem o financiamento sem considerar serviços.

53%
das PME conhecem o "renting" ou aluguer operacional.

13%
das PME utilizam o "renting".

Mais notícias