A pressa é inimiga da qualidade
Associações alertam para a necessidade de conciliar a celeridade na execução do PRR com a salvaguarda dos valores patrimoniais na reabilitação e com a garantia da qualidade dos projetos e das soluções de construção.
Associações alertam para a necessidade de conciliar a celeridade na execução do PRR com a salvaguarda dos valores patrimoniais na reabilitação e com a garantia da qualidade dos projetos e das soluções de construção.
Existe um grande consenso sobre a necessidade de uma maior intervenção do Estado na construção e reabilitação de casas. A oportunidade criada pelo PRR veio trazer uma particular urgência a esta tarefa num mercado em que os preços previsivelmente estabilizarão em Lisboa e no Porto, mas continuarão a crescer nas suas regiões periféricas.
Atual enquadramento legal da atividade de reabilitação de edifícios não encoraja sustentabilidade das operações e a recuperação criteriosa e com respeito pelo património.
A Saint-Gobain tem uma forte presença comercial, industrial e de desenvolvimento tecnológico em Portugal. Posicionando-se como líder em construção sustentável, a multinacional vê um enorme potencial na necessidade urgente de aumentar a eficiência energética na construção e na reabilitação no nosso país.
Novo edifício dá resposta a crescimento da procura na zona oriental de Lisboa. Localizado no Prata Riverside Village, o Park vem dar corpo à visão de Renzo Piano de uma “vila à beira-rio” numa zona recuperada da cidade.
Renovação ganha importância na reorientação para um modelo de crescimento mais sustentável.
Considera que faz parte de uma nova vaga de investidores imobiliários, mais profissionais, com um histórico de levar os projetos até ao fim e de entregar um bom produto. A Habitat Invest começou em 2001 com pequenos projetos de reabilitação urbana e hoje está no top cinco da promoção imobiliária, com projetos premium e para a classe média-alta em toda a Área Metropolitana de Lisboa.
Com 44 anos de crescimento sustentado no comércio de ferragens e componentes, a Interfer contrapõe ao momento de apreensão do mercado uma atitude de confiança, otimismo, e vontade de melhorar continuamente.
Conferência em parceria com IMPIC tem lugar dia 6 de fevereiro. Ministra da Habitação intervém na abertura do evento, que junta reputados especialistas.
O PRR é uma oportunidade, mas o mercado é afetado sobretudo pela falta de uma visão estratégica e de políticas públicas consistentes.
Autarquia apresenta respostas diversificadas ao nível da conservação do edificado urbano, do aumento da eficiência energética e da melhoria das condições de acessibilidade.
Os últimos anos têm sido de muitos desafios e oportunidades para a Norfin, com projetos que vão do Algarve ao Porto e que se traduziram em empreendimentos residenciais e edifícios de escritórios vanguardistas, passando também pelo setor de hospitality.
Incerteza conjuntural afeta expectativas do mercado, todavia não é esperada uma grande diminuição nos negócios em 2023
Previsões da Associação apontam para crescimentos saudáveis em todos os segmentos do setor da construção e imobiliário em 2023. Execução do PRR e incerteza na conjuntura económica preocupam decisores.
Reabilitação do parque imobiliário habitacional é o grande desafio dos próximos anos para o setor da construção.