Indústria Química Ambiente… e muito mais

Ambiente… e muito mais

Programa Responsible Care coloca a indústria química a comunicar com a sociedade.
Ambiente… e muito mais

O programa Responsible Care é um compromisso mundial voluntário da indústria química, no qual as empresas, através das suas associações nacionais, têm a obrigação de melhorar continuamente as práticas ambientais, de saúde e de segurança, dando a conhecer as características dos respetivos produtos e processos de produção, proporcionando à sociedade produtos finais mais seguros, confiáveis e amigos do ambiente.

 

Pedido um balanço deste programa, Luís Araújo refere que além de reforçar a consciencialização das empresas para as suas responsabilidades no que foi supracitado, o Responsible Care teve um papel "fundamental" no que se refere às relações entre a indústria e a sociedade na qual se insere. "A indústria compreendeu que, além de dar prioridade aos aspetos referidos, é necessário comunicar com a sociedade, transmitindo-lhe informações sobre os processos produtivos e sobre as medidas tomadas para garantir a segurança e a qualidade de vida da população".

 

Como caso concreto de sucesso em Portugal, o responsável aponta o PACOPAR em Estarreja, que "desde 2001 vem efetuando um trabalho de colaboração com as populações e entidades locais – município, escolas, bombeiros, ONG –, que tem resultado num clima de confiança completamente diferente do verificado anteriormente". Este caso, que em 2005 recebeu um prémio europeu, tem "inspirado atuações semelhantes noutros locais, nomeadamente em Sines, onde recentemente foi constituída uma entidade, a COMSINES, com semelhantes objetivos".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI