MBA 2018 Oferta transversal

Oferta transversal

Programas servem PME e grandes empresas.
Oferta transversal

A opção de fazer um MBA é universal. Uma PME ou um grande grupo empresarial fica sempre a ganhar por ter nos seus quadros executivos com o currículo enriquecido com um Master in Business Administration. Jorge Gomes, professor associado do ISEG, director e coordenador científico do MBA, ressalva que os desafios de uma grande empresa e de uma PME são distintos. Porém, há outros aspectos que são semelhantes, pelo que o investimento num MBA "é importante em ambos os casos".

 

O professor do ISEG realça que o mais importante é pensar no que se pode fazer com um MBA. Além dos motivos já supracitados, existe uma razão adicional: "Os ganhos para a organização." "Apesar de o principal destinatário de um MBA ser um indivíduo, na verdade é a organização a principal beneficiária de tal curso. Não se faz um MBA porque é moda, porque é caro, ou porque um amigo o fez; faz-se um MBA porque isso melhora as competências de gestão da pessoa."

 

Infelizmente, explica Jorge Gomes, em Portugal há ainda muitas organizações que pensam que se alguém quer estudar deve fazê-lo a expensas próprias. "Esta mudança de paradigma é o passo final que falta a grande parte das nossas organizações, para deixarem de pensar na formação como um custo e sim como um verdadeiro investimento."

 

Ana Côrte-Real, "associate dean" para a formação executiva da Católica Porto Business School, afirma que o currículo do MBA Executivo foi pensado numa visão sobre o nascimento, o crescimento e a morte das empresas. "Em nosso ver, esta perspectiva sustenta explicações para a diversidade de soluções empresariais que encontramos, na prática, internacionalmente e, quando não muitas vezes, dentro do mesmo país."

Os conteúdos curriculares alinham-se em três vectores, que colocam os problemas da empresa em perspectiva: a eficiência, a gestão de risco e a inovação. "Ao distribuir os conteúdos do MBA por estas três dimensões, endereçamos problemas concretos das empresas em fases distintas do seu ciclo de vida." Numa start-up, o mote é "a procura de eficiência e a criação de valor". Nas empresas em fase de crescimento, a tónica é a da "gestão do risco". Nas empresas maduras e complexas, o tema que mais preocupa a gestão é "a inovação e a adaptabilidade", olhando para os riscos numa perspectiva estratégica, que é similar ao tema da eficiência. "Por isto, o nosso MBA dá resposta aos objectivos de um executivo quer de uma start-up quer de um grande grupo empresarial."

 

Paulo Bento, presidente do INDEG-ISCTE e director do Executive MBA, garante que "o programa tem um carácter universal". "Em cada edição, existe uma variedade e complementaridade de experiências que proporciona discussões e partilhas riquíssimas em sala de aula. Estas vivências permitem desenvolver os participantes de tal forma que poderão criar ou acrescentar valor em qualquer organização ou contexto."




pub

Marketing Automation certified by E-GOI