Outros sites Cofina
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

TIS: um mundo de projetos

Consultora desenvolveu os primeiros Planos de Mobilidade e Transportes em Portugal.

15 de Setembro de 2021 às 15:13
A TIS possui um historial riquíssimo de projetos ligados à mobilidade sustentável em Portugal. Pedimos a Susana Castelo, CEO da TIS, que nos falasse um pouco desses projetos. A responsável da empresa começa por recordar que a TIS desenvolveu os primeiros Planos de Mobilidade e Transportes em Portugal e foi responsável pela elaboração do Guia para a elaboração dos Planos de Mobilidade e Transportes e pelas Diretrizes da Mobilidade, para o IMT no âmbito do Pacote da Mobilidade. "Quase dez anos depois este documento mantém-se ainda bastante atual e é utilizado muitas vezes por consultoras nossas concorrentes para desenvolverem os seus planos. Isto é, claro, motivo de um enorme orgulho e satisfação!"

Noutra frente de trabalho, a TIS tem estado envolvida em projetos de investigação que procuram desenvolver soluções de mobilidade inovadora que respondam aos desafios das zonas de baixa densidade (projeto Hi-Reach), de valorização de novas componentes na escolha modal, como seja, o conforto ou a possibilidade de fazer outras coisas (projeto MOTIF). Os consórcios destes projetos integram parceiros tecnológicos e start-ups, procurando potenciar o desenvolvimento de produtos que posteriormente possam ser implementados no mercado.

Em Aveiro
Um projeto que a TIS está a desenvolver e que é de realçar está a acontecer na região de Aveiro e tem como objetivo desenvolver a mobilidade ativa à escala regional, nomeadamente através do desenvolvimento das redes intermunicipais cicláveis e pedonais e da sua articulação com as redes de transporte público.

Outras iniciativas que Susana Castelo destaca são os projetos C-Roads e Cooperative Streets, nos quais estão a ser estudados e testados sistemas de transporte inteligentes, cooperativos e conectados para uma maior eficiência do sistema nas suas múltiplas vertentes incluindo ambiental e, sobretudo, para tornar as estradas e ruas mais seguras. Cada um destes projetos-piloto envolve mais de 30 entidades nacionais, entre elas o IMT, gestores de infraestruturas, câmaras municipais, fornecedores de tecnologia.

Novas mentalidades e comportamentos
Questionada sobre quais são os desafios da TIS para o futuro, Susana Castelo responde que nesta fase a empresa está empenhada "no desenvolvimento de projetos que contribuam para a descarbonização da mobilidade, que permitam acrescentar valor à utilização da big data e nos projetos que contribuam para a mudança dos comportamentos". Segundo a responsável, na TIS acredita-se que "não basta construir novas infraestruturas, é necessário apostar na construção de novas mentalidades e comportamentos, em paralelo com a oferta coerente de novas opções de mobilidade". E esse é também "o próximo desafio" da TIS.
Mais notícias