Start-ups 2018 Fundo de co-investimento 200M encoraja o empreendedorismo

Fundo de co-investimento 200M encoraja o empreendedorismo

Objectivo é atrair investimento de capital de privados
Fundo de co-investimento 200M encoraja o empreendedorismo

A PME Investimentos (PMEI) é a entidade que gere o fundo de co-investimento 200M. O objectivo do fundo passa por encorajar os melhores investidores internacionais a investir em start-ups portuguesas e atrair empreendedores internacionais e start-ups para o país. "São 100 milhões de euros que vão alavancar 100 milhões de euros de privados. O fundo co-investe até 50% do montante total. Está disponível para investimentos a partir de um milhão de euros e pode co-investir até cinco milhões de euros", explica Marco Fernandes.

 

Com o intuito de dinamizar e fazer chegar a informação o mais longe possível e aos alvos certos, estão a ser tomadas diversas iniciativas para dar a conhecer este fundo. No ecossistema nacional houve divulgação junto de incubadoras, aceleradoras, corporates mais ligadas a inovação e tecnologia e todos os investidores business angels e VC mais vocacionados para investimentos em start-ups em fase seed e growth.

 

Redes sociais, media, Web Summit, eventos organizados com parceiros e não só, tudo serviu para divulgar o fundo junto das entidades que possam ter interesse no ecossistema tech português. Em 2019, a sociedade financeira pública vai concentrar-se na divulgação internacional, destacando-se abordagens directas ao mercado europeu, dos EUA, Canadá e Ásia e que estão previstas.

 

Registe-se que a Biosurfit é a primeira startup portuguesa a beneficiar do investimento do Fundo 200M, numa parceria com a Boule Diagnostic. A sueca Boule Diagnostic investiu cinco milhões de euros e Fundo 200M outros 5 milhões. A Biosurfit fica com dez milhões de euros em capital para crescer e continuar a pesquisar e desenvolver outros produtos associados.

 

A Biosurfit é uma empresa portuguesa de diagnósticos sediada na Azambuja, com cerca de 100 trabalhadores qualificados e focada no desenvolvimento e fabrico de testes IVD (in vitro diagnostic) em Point-of-Care com tecnologia inovadora. A Boule Diagnostic é um investidor com presença global e uma posição de liderança em alguns mercados e está listada na Nasdaq Estocolmo desde 2011.


Processo de candidatura ao Fundo

As candidaturas são preenchidas e submetidas online pelo co-investidor privado em www.200m.pt. Após registo, é nomeado um gestor de projecto que acompanha o processo. Os co-investidores costumam abordar, previamente ao registo inicial, a PMEI para dar a conhecer a sua intenção e saber se o seu projecto tem pertinência.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI