Estão em Portugal desde 1965 e contam actualmente cerca de 300 colaboradores "repartidos pelos três meios de transporte" – terrestre, aéreo e marítimo –, além dos serviços de logística, "que podem ir da simples armazenagem até serviços de elevado valor acrescentado". Conforme explicou Luís Marques, managing director da DB Schenker Portugal, a companhia, que integra o grupo alemão DB (Deutsche Bahn), assume o compromisso "de fornecer soluções inovadoras em logística e na cadeia de abastecimento que desafiam o status quo".
Em Portugal, a DB Schenker disponibiliza a totalidade do seu portefólio de serviços, sendo que, olhando para a composição do volume de negócios, "a maior fatia vai para o transporte terrestre, seguido do transporte aéreo e marítimo e, por fim, a logística contratada".
Entretanto, e seguindo um pouco o que tem sido a evolução do parque industrial português, o managing director explica que a companhia tem também "uma especialização muito forte na indústria automóvel e na indústria aeroespacial", até porque "são indústrias que necessitam de um conjunto de serviços com requisitos muitos específicos". Além destas especializações, a DB Schenker mantém a aposta feita no seu plano estratégico: "Ligar as PME diariamente à Europa com serviços rápidos e muito competitivos."
Os maiores destinos da DB Schenker em Portugal são Espanha, França e Alemanha, que são também os principais parceiros económicos do país. Estes destinos europeus são servidos "com um conjunto de oito ligações diárias e directas a diferentes hubs que, por sua vez, se encarregam de garantir que as mercadorias são entregues em qualquer cidade europeia muito rapidamente", assegura Luís Marques.
A modernização tecnológica tem sido um dos pontos da estratégia da companhia no nosso país: "Temos investido imenso no desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente nas que ajudam a interagir com os nossos parceiros."
Na realidade, hoje em dia, "cada vez menos necessitamos de interacção pessoal para ter acesso a informação relevante, seja sobre o estado do tempo ou do trânsito, seja sobre o posicionamento das mercadorias que expedimos ou que aguardamos". Assim sendo, na DB Schenker "temos dado prioridade a este aspecto da digitalização: o interface com os nossos parceiros para que saibam tanto quanto nós e ao mesmo tempo que nós".
Por isso mesmo, foi lançado há cerca de dois anos o portal eSchenker, "com um conjunto de aplicações que vão desde a visualização do plano de saídas semanal até a alertas de atrasos quando estes acontecem".
Existe também uma outra área de investimento em digitalização na DB Schenker: os programas de gestão operacional. Como revela Luís Marques, foi agora implementado "um novo programa de gestão operacional para o transporte marítimo" e está já planeada a implementação "do programa de gestão operacional do transporte terrestre em dois anos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.