Horta Osório: "Portugal deve ter política inteligente de imigração"

"Portugal tem de pensar como aumentar o tamanho da população", defendeu António Horta Osório, na conferência do Negócios. O presidente do Lloyds acredita que esta meta implica apoios à natalidade, mas sobretudo "uma política inteligente de imigração".
Horta Osório: "Portugal deve ter política inteligente de imigração"
Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago 17 de abril de 2015 às 10:12

"Devíamos pensar além das reformas estruturais", apelou António Horta Osório, na conferência "Os Caminhos do Crescimento", organizada pelo Negócios. "Portugal tem de pensar em como a natalidade e imigração podem aumentar o tamanho de população do país", defendeu o presidente do Lloyds.

 

O banqueiro apresentou os exemplos da Bélgica e da Holanda, que têm o dobro da população portuguesa. E de Singapura que nasceu nos anos 1960 e é hoje uma economia forte graças à imigração.

 

"Temos de ter políticas adequadas não só ao nível da natalidade, mas também da imigração. Se atrairmos pessoas inteligentes esses imigrantes vão contribuir para o crescimento da riqueza do país", justificou.

 

"Programa de Governo credível tem de ir na direcção" das reformas estruturais

Mas para Horta Osório é essencial que Portugal continue a apostar nas reformas estruturais. "Só as reformas estruturais podem aumentar as exportações. Um programa de governo credível terá de ir nesta direcção", avisou, numa altura em que o País começa a entrar em período eleitoral.

 

"Portugal está no caminho certo. Está mais competitivo e reduziu os desequilíbrios. As exportações subiram mais do que as importações e temos uma balança externa equilibrada. Houve um ajustamento da procura interna com consequências a nível interno e social. Com uma baixa dos salários e um aumento brutal de impostos. As pessoas tiveram que pagar uma parte da dívida. O prémio de Portugal alcançar o equilíbrio externo foi pago pelos portugueses. Não se pode repetir", defendeu. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI