Outros sites Cofina
Notícia

"Não estamos associados ao Estado por um interesse mesquinho"

Ricardo Salgado disse hoje que o envolvimento da banca no financiamento do Estado não é elevado e que este o momento para financiar grandes projectos.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 22 de Julho de 2010 às 10:12
  • Partilhar artigo
  • ...
"Era bom que não existisse um envolvimento tão grande da banca no financiamento do Estado", disse hoje Ricardo Salgado, presidente do BES, no Hora H, organizado pelo Negócios.

Contudo, assinalou que em Portugal esse envolvimento “nem é muito elevado, já que representa 10% da dívida pública, contra 40% na Grécia", disse Salgado sobre a participação dos bancos nacionais no financiamento do Estado. Por outro lado, Salgado garantiu que esta participação "não afecta a liquidez dos bancos" nacionais, uma vez que esses títulos são “redescontáveis junto do BCE". "Não estamos associados ao Estado por um interesse mesquinho" de financiar grande projectos. "Mas acreditamos na necessidade de modernização do país", acrescentou "Claro que não é este o momento para financiar grandes projectos. Não é aconselhável o financiamento a grandes projectos, adiantou".
Mais notícias